Notícias & Eventos
Projeto REIVE no Porto Canal
O primeiro laboratório de micro-redes e veículos elétricos de Portugal está implantado no INESC Porto.
Colaboração luso-brasileira vale prémio Jabuti a investigador do INESC TEC
Um dos maiores prémios da literatura brasileira foi entregue a uma obra com colaboração portuguesa: «Inteligência Artificial: Uma abordagem de aprendizado de máquina», em que participou João Gama, investigador do INESC TEC.
Orlando Frazão entrevistado no Porto Canal
O investigador da Unidade de Optoletrónica e Sistemas Elétricos (UOSE) do INESC TEC, Orlando Frazão, foi entrevistado no Porto Canal a propósito do Prémio Fernando Bragança Gil 2012, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Física.
A visão de ex-ministros da Indústria e da Economia, dirigentes empresariais e associativos, economistas e investigadores
As perguntas eram sobre as prioridades de um plano de reindustrialização, exemplos a ter em conta e se o ministro da Economia vai concretizar a tarefa. Respostas: uma indústria com mais intensidade tecnlógica mas também com sectores tradicionais de sucesso; os exemplos vão da Irlanda a Taiwan; e a missão depende de muitos para além do ministro. Totalidade de 15 depoimentos e versão integral na edição online.
Orlando Frazão distinguido com Prémio Fernando Bragança Gil 2012
A Sociedade Portuguesa de Física atribuiu o Prémio Fernando Bragança Gil 2012 a Orlando Frazão, investigador do INESC TEC (INESC Tecnologia e Ciência) e da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Com este prémio, o Orlando Frazão é distinguido pela melhor tese de doutoramento em Física realizada em Portugal em 2009 e 2010.
Investigador da Universidade do Porto ganha prémio de Física
O investigador português da Universidade do Porto, Orlando Frazão, ganhou o prémio Fernando Bragança Gil 2012, um galardão da Sociedade Portuguesa de Física, que distinguiu um trabalho de doutoramento sobre sensores em fibra ótica.
Workshop: gestão por processos de negócio
Ensinar os empresários a recorrer à gestão por processos de negócio, evitando desperdícios de tempo, repetições de tarefas e falhas são os objetivos do workshop "Engenharia e Gestão de Processos de Negócio" que decorre no próximo dia 16 de janeiro no auditório do INESC Porto.
Robô-Pintor em destaque no Porto Alive
Entrevistas a António Paulo Moreira, do INESC TEC, e José Bandeira, CEO da Flupol, empresa de Valongo onde está a ser aplicado o primeiro robô industrial que vê e aprende.
Inaugural Symposium "Carnegie Mellon Portugal: An Entrepreneurial University-Industry Ecosystem in ICT"
The Inaugural Symposium “Carnegie Mellon Portugal: An Entrepreneurial University-Industry Ecosystem in ICT” will be held on January 21st, 2013, at Instituto Superior Técnico of the Universidade Técnica de Lisboa, in Portugal.
João Claro é o novo diretor do Programa Carnegie Mellon Portugal
João Claro, investigador e coordenador de unidade no INESC TEC e docente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, é o novo diretor nacional do Programa Carnegie Mellon Portugal. Aos 42 anos, o docente assume o cargo de liderança da parceria internacional, financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, que inicia agora uma segunda fase até 2017.
Robô Pintor na SIC
O Robô-Pintor foi desenvolvido por um consórcio nacional liderado pela FLUPOL em estreita colaboração com o INESC Porto. Integram também este consórcio a CEI (Companhia de Equipamentos Industriais) e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).
Criar valor para o cliente para resistir à crise
Aprender a colocar o cliente no centro do negócio é a base da gestão por processos de negócio. O INESC TEC organiza um workshop gratuito para ajudar os empresários a recorrer à gestão por processos de negócio e assim evitar desperdício de tempo, repetição de tarefas e falhas no produto final. Vantagens desta orientação de negócio são ilustradas com a apresentação do caso prático da portuguesa Evoleo Technologies.
Workshop Temático: Engenharia e Gestão de Processos de Negócio
O INESC TEC promove este workshop temático com Américo Azevedo, Investigador do INESC TEC, Professor Associado na FEUP e docente na Porto Business School.
Carnegie Mellon Portugal com novo director
João Claro, investigador e coordenador de unidade no INESC TEC e docente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, é o novo director nacional do Programa Carnegie Mellon Portugal.
Programa Carnegie Mellon Portugal quer ter iniciativas empreendedoras de investigação
O acordo pretende manter o intercâmbio de docentes e cientistas e prevê um financiamento anual de quatro milhões de euros, até 2017.
Tecnologia made in Portugal: nasceu o primeiro robô industrial que vê e aprende
O dispositivo é português e já se encontra em ação na FLUPOL, empresa do setor da engenharia de superfícies que executa revestimentos funcionais antiaderentes, anticorrosivos e autolubrificantes. O robô surgiu no âmbito de uma parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto que teve início com o projeto SIIARI – Sistema para o Incremento da Inteligência Artificial em Robótica Industrial.
Primeiro laboratório de mobilidade elétrica do país mora no INESC Porto
Do projeto Redes Elétricas Inteligentes e Veículos Elétricos (REIVES) nasceu o único laboratório de mobilidade elétrica do país, localizado no INESC Porto. É lá que se vão fazer avanços na conceção de veículos elétricos.
As 16 startups portuguesas que dão que falar nos EUA
Peritos da Universidade de Austin, Texas, analisaram o universo das startups portuguesas. No final elegeram 16, que são consideradas as mais promissoras.
Investigador do CISTER/INESC TEC vence prémio
Luís Miguel Pinho, vice-diretor do Centro de Investigação em Sistemas Computacionais Embebidos e de Tempo-Real (CISTER) do INESC TEC, recebeu um “Outstanding Ada Community Contribution Award” no âmbito da Conferência ACM SIGAda High Integrity Language Technology, que se realizou de 2 a 6 de dezembro, em Boston, nos Estados Unidos da América (EUA).
Inovação INESC TEC continua aposta na internacionalização
A Unidade de Inovação e Transferência de Tecnologia (UITT) tem vindo a apostar cada vez mais na internacionalização e prova disso são os contratos com a Lituânia e Chile.