Colaboração luso-brasileira vale prémio Jabuti a investigador do INESC TEC
No final de dezembro, o anúncio dos grandes prémios de literatura brasileira trazia uma boa notícia para Portugal: na categoria de Tecnologia e Informática dos Prémios Jabuti, o galardão foi entregue a um trabalho em que participou João Gama, investigador do Laboratório de Inteligência Artificial do INESC TEC.
O livro «Inteligência Artificial: Uma abordagem de aprendizado de máquina» (publicado em Portugal com o título «Extração de Conhecimento de Dados») foi «pensado e escrito para estudantes de licenciatura e pós-graduação», esclarece João Gama ao Canal Superior, embora sublinhe a «linguagem acessível, mesmo para estudantes sem formação de base em computação».
«O livro foi pensado durante uma visita do professor André Carvalho ao Porto, em 2007», descreve o investigador, contando que logo na altura ficou definida a estrutura da obra e os contribuidores. «Durante três anos foi desenvolvido um trabalho intenso e colaborativo», explica.
A ligação de João Gama ao Brasil remonta a 1996, através do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos, estendendo-se à Universidade Federal de São Carlos e à Universidade Federal do ABC para a escrita do livro. «A ideia de escrever o livro surge pela constatação da complementaridade das nossas formações», constata o investigador.
«O prémio foi, para todos nós, uma honra inesperada. É um reconhecimento de trabalho intenso e de qualidade», afirmou João Gama.