Você está aqui: Entrada Notícias & Eventos Investigador da Universidade do Porto ganha prémio de Física

Investigador da Universidade do Porto ganha prémio de Física

O investigador português da Universidade do Porto, Orlando Frazão, ganhou o prémio Fernando Bragança Gil 2012, um galardão da Sociedade Portuguesa de Física, que distinguiu um trabalho de doutoramento sobre sensores em fibra ótica.
Investigador da Universidade do Porto ganha prémio de Física

Orlando Frazão

Neste momento, o prémio foi dado a um físico experimentalista e abre um precedente para outros colegas", disse o investigador Orlando Frazão, 42 anos, em entrevista telefónica à Lusa, afirmando que é um galardão "importante", porque "é o único prémio de Física que existe em Portugal" e é dado "pela Sociedade Portuguesa de Física".

O trabalho de doutoramento em Física realizada em Portugal em 2009 e 2010 é sobre sensores em fibra ótica e a parte mais pioneira é a das "fibras cristais fotónicos", que são fibras que têm furos, explicou o investigador, referindo que uma das vantagens desta nova tecnologia é permitir medir novos parâmetros físicos ou químicos e ter um "maior controle na temperatura".

A dissertação de doutoramento de Orlando Frazão, intitulada "Sensores em Fibra Ótica baseados em interferometria e efeitos não-lineares", foi defendida na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto em 4 de dezembro de 2009, sob a orientação de José Luís Santos.

Orlando Frazão publicou cerca de 200 artigos em revistas internacionais, com mais de 1.000 citações e venceu, em 2007, um 'Best Student Paper' numa das mais importantes conferências da área.

Orlando Frazão licenciou-se em Engenharia Física (Optoeletrónica e Eletrónica) pela Universidade de Aveiro e doutorou-se em Física pela Universidade do Porto em 2009. Entre 1997 e 1998 trabalhou no Instituto de Telecomunicações em Aveiro e atualmente é investigador sénior na Unidade de Optoeletrónica e Sistemas Eletrónicos do INESC TEC Tecnologia e Ciência Laboratório associado.

O prémio Fernando Bragança Gil é atribuído bianualmente pela Sociedade Portuguesa de Física à melhor tese de doutoramento em Física, defendida numa universidade portuguesa. 

Jornal de Notícias, 14 de janeiro de 2013

Quem Somos

O Connect INESC TEC junta os antigos colaboradores do INESC TEC. Pretendemos manter ligações fortes com os nossos antigos colaboradores, que podem aqui receber notícias sobre o Laboratório Associado e manter contacto com os seus antigos colegas.

Cadê Você?

Ler mais