Notícias & Eventos
App do INESC TEC conhece os gostos dos utilizadores
O INESC TEC (INESC Tecnologia e Ciência), no âmbito do programa de investigação MAT – Media Arts and Technology, está a desenvolver a CAMR (Context-Aware Personalized Multimedia Recommendations for Mobile Users), uma aplicação que tira partido dos sensores existentes nos dispositivos móveis Android, como o acelerómetro, orientação, GPS, luz ou som, para obter informação sobre o contexto de utilização e, assim, monitorizar os consumos do utilizador, construindo, de modo implícito, perfis de utilizador contextualizados.
INESC TEC lidera projeto europeu de energia no âmbito do H2020
Até 2017 todas as habitações vão poder usufruir de uma tecnologia de medição inteligente que vai permitir poupanças energéticas significativas.
Investigadora do INESC TEC premiada com a distinção de melhor revisora da Revista OMEGA
Ana Camanho, investigadora sénior do Centro de Engenharia e Gestão Industrial (CEGI) do INESC TEC, recebeu o prémio de melhor revisora, em 2014, da revista OMEGA – The International Journal of Management Science.
Já há uma app que conhece os gostos dos utilizadores
Ouvir a música que gosta, ler as notícias que lhe interessam ou ver filmes que aprecia: há uma app para Android capaz de fazer tudo isso de forma automática e sem ser invasiva. Chama-se CAMR (Context-Aware Personalized Multimedia Recommendations for Mobile Users) e está a ser desenvolvida pelo INESC TEC (INESC Tecnologia e Ciência), no âmbito do programa de investigação MAT – Media Arts and Technology.
INESC TEC desenvolve app de recomendações contextualizadas
A CAMR obtém dados dos sensores de dispositivos móveis para construir perfis de utilização e contextos. Faz recomendações de conteúdo baseada neles.
A CAMR conhece todos os seus gostos
O INESC Tecnologia e Ciência (INESC TEC) desenvolveu uma app que sabe todos os gostos dos utilizadores. Chama-se CAMR (Context-Aware Personalized Multimedia Recommendations for Mobile Users), é exclusiva para Android e apresenta-lhe conteúdos como a sua música favorita e as notícias que lhe interessam.
Tecnologia portuguesa procura reduzir consumos
O projecto AnyPLACE, de um consórcio europeu de energia encabeçado pelo INESC TEC, procura fazer com que, até 2017, todas as casas tenham tecnologia de medição de consumos energéticos.
INESC TEC quer dar voz aos media nacionais e colocá-los no mapa europeu
Chama-se NEM Portugal, espelho da europeia NEM (New European Media), e nasceu por iniciativa da TICE.PT (Tecnologias da Informação, Comunicação e Eletrónica), em conjunto com a ADDICT (Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas) e o INESC TEC. A plataforma foi lançada no dia 30 de janeiro, na presença de agentes do Governo e diversos atores do panorama mediático e das TIC, que querem unir esforços para alavancar o tecido empresarial nos domínios dos media, conteúdos interativos e indústrias criativas.
Vai poder controlar o consumo de energia em tempo real
Projeto inovador está em preparação no Porto. Investigadores querem ajudar os portugueses a serem mais eficientes na utilização de energia.
Tecnologia portuguesa permite poupanças energéticas ao consumidor
Liderada pelo INESC TEC no âmbito de um consórcio europeu de energia.
Viana quer incubadora de indústrias criativas para fixar jovens "talentos" no concelho
A Câmara Municipal e a Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC) apresentaram, ontem, o projeto de uma incubadora de indústrias criativas a candidatar aos novos fundos comunitários, para fixar mais jovens “talentosos” no concelho.
Poupar nas contas lá de casa
O Anyplace é um aparelho que está a ser desenvolvido pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto, e que vai permitir aos portugueses poupar 15% do valor das contas da água, gás e eletricidade.
Esta loja é muito à frente
Usar um espelho mágico? Provar roupa sem a vestir? Tirar medidas com um scanner? Bem vindo à Loja do Futuro.
CNPq aprova quatro projetos do INESC P&D Brasil
O INESC P&D Brasil (IB) viu aprovadas quatro novas candidaturas à chamada UNIVERSAL do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). As propostas foram elaboradas com o objetivo de fomentar a principal missão do IB, consolidando o desenvolvimento de projetos multidisciplinares em áreas estratégicas da ciência brasileira, executados em consórcio, à imagem dos projetos promovidos nos programas-quadro da União Europeia.
LeanBigData recebe prémio de Melhor Projeto Europeu de I&D de Cooperação
LeanBigData (Ultra-Scalable and Ultra-Efficient Integrated and Visual Big Data Analytics), um projeto do Laboratório de Software Confiável (HASLab) e do Centro de Sistemas de Informação e Computação Gráfica (CSIG) do INESC TEC, foi premiado com o Prémio madri+d para Melhor Projeto europeu de I&D de Cooperação.
Energia: Tecnologia portuguesa ajuda o consumidor a poupar
O dispositivo agora apresentado poderá começar a ser usado em breve e tem como principal objetivo beneficiar os utilizadores e proporcionar-lhes poupança.
A partir de 2017 consumidores podem adaptar medidor a contadores de água, gás e eletricidade
INESC TEC lidera desenvolvimento de medidor inteligente que pode ser adaptado contadores de água, eletricidade e gás em qualquer habitação a partir de 2017. A tecnologia está a ser desenvolvida no âmbito de um consórcio europeu e vai permitir poupanças energéticas.
Poupança de energia tecnológica
Plataforma que está a ser desenvolvida no País vai gerir contadores para que consumidor pague menos.
Anyplace, o aparelho que te faz poupar nas contas da casa
O Adaptable Platform for Active Service Exchange é um dispositivo de gestão de recursos energéticos criado pelo INESC que vai permitir aos portugueses pouparem um valor equivalente a 15% nas contas da água, gás e electricidade
INESC TEC integra consórcio europeu na área das comunicações
Innovative ultra-BROadband ubiquitous Wireless communications through terahertz transceivers (iBROW) é o nome do projeto em que o INESC TEC está envolvido onde o objetivo é desenvolver novas tecnologias transmissoras sem fios, de baixo custo e energeticamente eficientes para suportar os cada vez maiores requisitos ao nível da transmissão de dados. O projeto arrancou em janeiro de 2015 e conta com um consórcio europeu de 11 parceiros.