Poupança de energia tecnológica
No poupar é que está o ganho e mais ainda quando se trata do ambiente. É Urna dupla poupança que pretende um projeto europeu, liderado pelo INESC (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores) TEC, que visa dotar, até 2017, todas as habitações de uma tecnologia de medição inteligente para poupar energia. O dispositivo em causa pretende, de forma automática e com um custo baixo, interagir com sistemas de contagens dos maiores fornecedores de eletricidade, água e gás, rentabilizando todas as tarifas.
«A solução que vai ser desenvolvida é, no fundo, um gestor energético capaz de integrar a informação de todos estes contadores, mostrá-las ao utilizadores e permitir que eles escolham o perfil mais económico», explica em comunicado João Peças Lopes, diretor do INESC TEC e responsável do projeto.
A plataforma, denominada AnyPLACE, vai permitir, por exemplo, o aproveitamento das tarifas mais baixas. «Imaginemos que numa certa altura do dia há um excedente na produção de energia cólica que faz decrescer o custo da energia. A plataforma AnyPLACE recebe a informação de preço em tempo real e, de acordo com o perfil de utilização, atua sobre os dispositivos domésticos de modo a aproveitar essa tarifa», exemplifica o especialista.
O melhor de tudo é que, independentemente das tecnologias existentes nas habitações, a plataforma é capaz de se adaptar a todas elas.
Destak, 19 de fevereiro de 2015