LeanBigData recebe prémio de Melhor Projeto Europeu de I&D de Cooperação
A Fundação para o Conhecimento madri+d entrega este prémio no âmbito da excelência em termos de pesquisa e desenvolvimento de carácter internacional colaborativo.
Em fevereiro de 2014, o HASLab iniciou o projeto europeu que consiste, genericamente, em criar um sistema capaz de combinar as capacidades de dois tipos de bases de dados - operacionais e analíticas. Os três grandes desafios do LeanBigData prendem-se com a procura de soluções para o processo analítico em “Big Data”: o custo associado ao escalonamento do processamento analítico de “Big Data” para análise de sequências dinâmicas e fontes estáticas; a falta de integração das tecnologias existentes para a manipulação de “Big Data” e os seus elevados tempos de resposta; e ainda o insuficiente suporte ao utilizador final que leva a ciclos de análise extremamente longos.
A equipa de investigação do INESC TEC é liderada por Rui Oliveira (HASLab) e, do HASLab, conta com a colaboração dos investigadores José Orlando Pereira, José Nuno de Oliveira, Miguel Matos, Ricardo Vilaça, Fábio Coelho. Na CSIG, a equipa de investigação é liderada por Alexandre Valle de Carvalho e conta com a colaboração, entre outros, dos investigadores Carlos Aldeias e Marco Amaro Oliveira, do CSIG.
LeanBigData é, assim, um sistema inovador e disruptivo que permite uma poupança de 80% do custo em business analytics, que até agora são investidos na cópia dos dados da base operacional para a base analítica.
Deste projeto, com duração de 36 meses, fazem parte 9 entidades de 6 países: INESC TEC e Portugal Telecom (Portugal), Universidad Politecnica de Madrid, Computer Asscociates e ATOS (Espanha), Intel (Irlanda), FORTH, Institute of Communication and Computer Systems (Grécia), e SyncLab SRL (Itália).
O Prémio madri+d para Melhor Projeto europeu de I&D de Cooperação galardoa projetos de investigação aprovados pela Comissão Europeia correspondentes a convocatórias incluídas no 7º Programa Quadro da União Europeia, coordenados por grupos de investigação pertencentes a Universidades e Centros Públicos de Investigação da Comunidade de Madrid.
INESC TEC, fevereiro de 2015