Prémios atribuídos em 2012 comprovam excelência da investigação do INESC TEC
Reconhecimento chegou sobretudo do estrangeiro
As distinções foram transversais a todas as unidades do Laboratório Associado e o reconhecimento chegou de dentro e de fora de Portugal, mas mais de fora. Destacam-se, naturalmente, os papers e posters premiados em conferências no estrangeiro (que foram a sua maioria). Por outro lado, saltam também à vista alguns projetos de fundo como a Aplicação GimmeDaBlues, da Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) ou a plataforma “Minha” do Laboratório de Software Confiável (HASLab) que conquistaram o reconhecimento público.
Papers premiados
O investigador da Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP) do INESC TEC, Carlos Soares, foi premiado com um Best Paper Award em dois artigos que descrevem a aplicação de técnicas de metalearning a duas tarefas diferentes: seleção a priori de parâmetros para Support Vector Machines e seleção de modelos para fluxos contínuos de dados ("data streams").
Também Tiago Boldt Sousa, da Unidade de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (USIG), viu a sua proposta de tese “Object-Functional Patterns: Re-Thinking Development in a Post-Functional World” galardoada com o prémio para melhor artigo científico durante o Simpósio Doutoral para Estudantes de Engenharia de Software 2012 (SEDES). O artigo "Reverse Engineering of Graphical User Interfaces", que nasceu no âmbito de uma tese orientada pelo investigador João Pascoal Faria, foi distinguida com o prémio "ICSEA 2011: Best Paper Award".
O artigo dos elementos da Unidade de Sistemas de Energia (USE) Joel Soares, Clara Gouveia, Pedro Barbeiro, Pedro Almeida, Carlos Moreira e João Peças Lopes, intitulado “Smart Grids With Electric Vehicles: The Initial Findings of Project Reive”, foi premiado com um Best Paper Award durante o SmartGreens 2012. Joel Soares obteve também um "Honorable Mention" durante o a conferência anual do MIT Portugal subordinada ao tema Engineering for Innovation in Global Markets com o artigo “Impact of the Deployment of Electric Vehicles in Grid Operation and Expansion”. Ainda da USE, Diogo Varajão recebu um certificado de melhor apresentação oral na sessão "New Trends in Converter Topologies and Control Methods for Active Power Distribution Grids III" da conferência IECON 2012.
Na UTM, Cristina Oliveira foi premiada pelo poster apresentado durante a conferência pHealth, que teve lugar entre 26 e 28 de junho no Porto.
Já Miguel Matos e Rui Oliveira, do HASLab, receberam um Best Paper Award pelo artigo “BRISA: Combining Efficiency and Reliability in Epidemic Data Dissemination” apresentado durante IEEE International Parallel & Distributed Processing Symposium (IPDPS'12).
Do Centro de Investigação em Sistemas Computacionais Avançados (CRACS), Pedro Ribeiro e Fernando Silva viram um artigo da sua autoria ser premiado no âmbito do DBSocial 2012 - ACM SIGMOD Workshop on Databases and Social Network. Da mesma unidade associada também José Paulo Leal, Vânia Rodrigues e Ricardo Queirós foram premiados com um Best Paper Award, no âmbito da conferência SLATE 2012. Na mesma conferência, o segundo prémio foi entregue aos investigadores Miguel Areias e Ricardo Rocha pelo artigo científico "On Extending a Linear Tabling Framework to Support Batched Scheduling".
No Centro de Investigação em Sistemas Computacionais Embebidos e de Tempo-Real (CISTER) Gurulingesh Raravi foi premiado pelo paper/poster “A conjecture about task assignment on two-type heterogeneous multiprocessor” durante o Junior Researcher Workshop on Real-Time Computing (JRWRTC'12). Também os investigadores Eduardo Tovar, Nuno Pereira e Stefano Tennina receberam o Best Paper Award com o artigo “Building a Microscope for the Data Center”. Falta ainda nomear o artigo de Gurulingesh Raravi e Vincent Nélis, classificado de “outstanding” durante a 24ª edição da Euromicro Conference on Real-Time Systems (ECRTS12).
Do Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD) Patrícia Alves conquistou o prémio de 2º melhor paper na conferência PRO-VE’12 e Pedro Rodrigues uma Menção Honrosa nas Jornadas de Medicina Intensiva da Primavera 2012 pelo poster “SAGi - Sistema de apoio à decisão clínica no controlo da glicemia em doentes críticos”.
Competições garantem maioria dos prémios da ROBIS
A Unidade de Robótica e Sistemas Inteligentes (ROBIS), por exemplo, continua a dar cartas em competições robóticas. Em abril do ano passado a ROBIS conquistou o primeiro lugar na prova robot@factory durante o Festival Nacional de Robótica em Guimarães. Já o veleiro FAST conquistou o título de campeão mundial de Veleiros Robóticos, ao terminar em primeiro lugar da classificação geral a 5ª edição do Campeonato do Mundo.
O investigador da ROBIS Bruno Ferreira, conquistou o segundo prémio numa competição de posters durante a conferência Oceans 2012 MTS/IEEE.
Direção do INESC Porto também dá o exemplo
João Peças Lopes, diretor do INESC Porto, recebeu o Special Award do Study Committee C6 da CIGRÉ (International Council on Large Electric Systems), no âmbito da conferência bianual da CIGRÉ, que decorreu em Paris na última semana de agosto.
Já Joana Pena, do Departamento de Informação e Logística (DIL), arrecadou o prémio "Luiz Chaves de Almeida" entregue pela APOTEC (Associação Portuguesa de Técnicos de Contabilidade) graças a um artigo publicado no âmbito da sua tese de mestrado.
Mais distinções
Armando Leite da Silva, Fellow do INESC Porto, foi nomeado para receber o IEEE PES Roy Billinton Power System Reliability Award para o ano de 2012.
Cristina Oliveira e André Fernandes, investigadores da UTM, foram os grandes vencedores da conferência StudECE2012 (1st PhD Students Conference in Electrical and Computer Engineering).
Abílio Pereira Pacheco, colaborador da Unidade de Inovação e Transferência de Tecnologia (UITT) foi distinguido com uma bolsa de mérito da Faculdade de Engenharia (FEUP) e uma outra da Universidade do Porto por ser o melhor aluno do Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão, que concluiu com média final de dezanove valores.
Da Academia de Ciências de Cuba chegou também o diploma que realça a colaboração de Javier Cruz da Unidade de Optoeletrónica e Sistemas Eletrónicos (UOSE) na investigação científica “Propriedades de transporte en materiales electrocerámicos”.
Também na América Latina, neste caso Brasil, foi reconhecido o trabalho de um investigador do INESC TEC. A obra “Inteligência Artificial: Uma abordagem de aprendizado de máquina”, escrita em coautoria por João Gama do LIAAD venceu o Prémio Jabuti 2012, na categoria de Tecnologia e Informática. Já a dupla do LIAAD Luís Matias e Petr Kosina, venceu o 1º prémio na competição de Data Mining da Resource-aware Machine Learning - International Summer School 2012.
Luís Miguel Pinho, vice-diretor do CISTER recebeu um “Outstanding Ada Community Contribution Award” no âmbito da Conferência ACM SIGAda High Integrity Language Technology.
Projetos reconhecidos
Como já foi referido, a aplicação musical GimmeDaBlues, desenvolvida por uma equipa de investigadores do INESC TEC conquistou o primeiro lugar na categoria “Conteúdos e Aplicações Multimédia” do Prémio ZON Criatividade em Multimédia 2011.
Também o projeto "Minha” do HASLab, ligado ao desenvolvimento de software para "cloud computing", foi distinguido com um Google Research Award.
A aplicação para dispositivos móveis “Mobile Advertising para a Restauração”, desenvolvida por Leonel Dias, investigador do INESC TEC conquistou o terceiro prémio da Categoria Geral no Concurso de Ideias “Mentes Brilhantes… na Restauração”, promovido pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP).
A investigação na área do cancro da mama levada a cabo por investigadores da UTM foi homenageada pela Sociedade Portuguesa de Senologia no âmbito do Congresso Nacional de Senologia. Projetos como o Semantic Pacs, o BCCT.core, MammoClass ou o PICTURE (inicialmente PICASSO) são a prova do empenho da unidade nesta área da saúde.
O projeto Shoe ID, desenvolvido por um consórcio de empresas que incluiu o INESC TEC (mais especificamente a UESP), valeu o Prémio Inovação Tecnológica Fileira do Calçado 2012 à empresa Creativesystems que incluiu a tecnologia em toda a cadeia de valor de produção de calçado.
Da FEUP veio ainda uma distinção que abrangeu vários Inesctecquianos. Os prémios de reconhecimento científico e reconhecimento pedagógico foram atribuídos a 10 investigadores: Ana Camanho, Bernardo Almada-Lobo, João Claro, João Tomé Saraiva, Jorge Pinho de Sousa, José Oliveira, Luís Corte-Real, Manuel Ricardo, Manuel Matos e Vera Miguéis.