You are here: Home Notícias & Eventos Computadores dão concertos no Porto

Computadores dão concertos no Porto

“Alguma vez imaginou ouvir um concerto em que um guitarrista é acompanhado, em direto e de improviso, por um computador?” Provavelmente não. Mas, durante esta semana, este é um dos momentos mais aguardados na Conferência Internacional sobre tecnologias da música que, começa hoje na cidade do Porto e só termina na próxima sexta – feira.

A questão inicial é colocada pela própria organização da conferência. A 13ª edição vai decorrer no Mosteiro São Bento da Vitória e é da responsabilidade do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto INESC TEC, em parceria com Teatro Nacional de São João.

O principal objetivo dos cinco dias de debates, concertos e conferências é avaliar o impacto da tecnologia no mundo musical. Numa nota enviada à comunicação social, a organização esclarece que: “A inteligência artificial ligada à computação sonora é de tal forma avançada que os computadores são capazes de reconhecer emoções presentes numa peça musical ou o género a que pertence.” Deste modo, a 13ª Edição  do ISMIR (International Society for Music Information Retrieval) vai contar com mais de 250 especialistas internacionais, que vão avaliar e discutir as principais inovações tecnológicas na área da música.

O programa do ISMIR é muito vasto. Se estiver interessado em ver e ouvir uma nova geração de concertos musicais basta consultar o programa da 13ª edição através deste link. Mas se por outro lado, estiver interessado em descobrir quais serão as próximas inovações ligadas à música ou descobrir o que pensam os especialistas sobre estas questões, pode consultar o programa das conferências e descobrir quais as novidades e inovações esperadas para o mercado musical nos próximos anos.

tecnologia.com.pt, 8 de outubro de 2012

About Us

Connect INESC TEC brings together the former employees of INESC TEC. We are dedicated to maintaining strong connections with former employees and here you can receive news about the Associate Laboratory and keep in touch with other ex co-workers.

Where are you now?

Read More