Computadores dão concertos no Porto
A questão inicial é colocada pela própria organização da conferência. A 13ª edição vai decorrer no Mosteiro São Bento da Vitória e é da responsabilidade do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto INESC TEC, em parceria com Teatro Nacional de São João.
O principal objetivo dos cinco dias de debates, concertos e conferências é avaliar o impacto da tecnologia no mundo musical. Numa nota enviada à comunicação social, a organização esclarece que: “A inteligência artificial ligada à computação sonora é de tal forma avançada que os computadores são capazes de reconhecer emoções presentes numa peça musical ou o género a que pertence.” Deste modo, a 13ª Edição do ISMIR (International Society for Music Information Retrieval) vai contar com mais de 250 especialistas internacionais, que vão avaliar e discutir as principais inovações tecnológicas na área da música.
O programa do ISMIR é muito vasto. Se estiver interessado em ver e ouvir uma nova geração de concertos musicais basta consultar o programa da 13ª edição através deste link. Mas se por outro lado, estiver interessado em descobrir quais serão as próximas inovações ligadas à música ou descobrir o que pensam os especialistas sobre estas questões, pode consultar o programa das conferências e descobrir quais as novidades e inovações esperadas para o mercado musical nos próximos anos.