Xhockware: o choque tecnológico chega ao "super"
Acabar com as filas nos super e hipermercados e possibilitar ao cliente gerir todo o processo – da lista de compras ao pagamento – através do smartphone é o que propõe a Xhockware. A inovadora solução desta startup portuense estará no mercado dentro de semanas e promete operar uma verdadeira revolução no setor do retalho nacional e internacional. A empresa criada em fevereiro último pelos empreendedores João Rodrigues e João Neiva já conquistou diversos investidores e contou com a parceria do Continente no processo de validação técnica do produto. “A Xhockware é uma empresa criada para desenvolver sistemas inovadores para o retalho. Assumimos como missão desenvolver sistemas tecnológicos que permitam simplificar a vida dos consumidores e/ou otimizar processos dos retalhistas”, afirma João Rodrigues. De acordo com o empresário, o produto de estreia desta startup associada da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários “irá criar um novo paradigma de compra em espaços de retalho”, na medida em que “permite ao consumidor manter total controlo durante a compra, poder beneficiar de promoções exclusivas e no final poder efetuar o pagamento com o seu smartphone, em qualquer caixa, em menos de um minuto”.
Os beneficiários finais somos todos nós, consumidores, sendo que o foco da Xhockware são as “senhoras, em idade adulta, que pretendem comprar os seus artigos habituais de forma rápida e ao melhor preço”. Para chegar junto deste target, a empresa terá de alcançar, numa primeira fase, os retalhistas. Um desafio aparentemente alcançável, não fossem as facilidades e os benefícios da solução tão de encontro às necessidades destas empresas: “aos retalhistas oferecemos um sistema que cria um canal de comunicação exclusivo com cada um dos seus clientes, que permite direcionar a sua oferta de promoções de acordo com o perfil de compra, e que permite concluir o processo de pagamento em menos de um minuto, aumentando assim a satisfação dos clientes, ao mesmo tempo que reduz os custos de operação”, afirma João Rodrigues.
A solução que nasceu com o propósito de integrar o smartphone no processo de compra teve em conta as dificuldades que, à partida, poderia impor-se às superfícies comerciais na implementação de uma inovação deste calibre. “Desenvolvemos um acessório, já patenteado, que adiciona a qualquer caixa de qualquer retalhista do mundo, independentemente da marca ou tecnologia, todas as funcionalidades do nosso sistema, em particular mobile checkout e auditoria contra fraude”, conta, a propósito, João Rodrigues. “A instalação numa caixa convencional não necessita de qualquer configuração ou adaptação, sendo apenas necessário ligar uma ficha USB. Nenhum outro sistema conhecido consegue garantir este nível de compatibilidade e facilidade de instalação”, conclui o empreendedor, dando assim nota do fator diferencial e competitivo deste novo produto.
Investidores rendem-se à solução que promete uma poupança de milhões ao mercado de retalho
Desenhada, desde o primeiro minuto, numa ótica global, a Xhockware está já em contacto com retalhistas e entidades governamentais em Inglaterra, o primeiro marco internacional num vasto mercado encontrado por João Rodrigues e João Neiva. Segundo os empreendedores conseguiram apurar, “50% dos consumidores irão procurar comprar noutra loja se tiverem de esperar mais de cinco minutos em fila para pagar”, havendo também referências, nos EUA, de empresas que estão certas de uma poupança de 12 milhões de dólares americanos por cada segundo cortado no processo de pagamento em caixa.
Este potencial de negócio, aliado à tecnologia desenvolvida pela Xhockware, já valeu aos empresários o investimento, via capital de risco, por parte da Portugal Ventures e da PNV Capital, aúltima das quais João Rodrigues descreve como “um investidor estratégico, com fortes ligações ao retalho”.
Com oito colaboradores, o projeto tem beneficiado ainda do know-how e dinâmica empreendedora dos seus fundadores. João Rodrigues tem 38 anos, é licenciado e doutorado em Engenharia Eletrotécnica, investigador do INESC Porto e docente na Escola de Gestão do Porto e no Ispgaya. Estreou-se no mundo das empresas como cofundador e CTO da Xarevision. João Neiva, por seu turno, tem 32 anos, é investigador no INEB Porto, licenciado em Engenharia Eletrotécnica e está atualmente a concluir o mestrado em Engenharia Biomédica, uma área de competências ligada à atividade de CTO, que desempenhou, até 2013, na Tomorow Options.
Ir às compras com o smartphone
“Os clientes beneficiam de uma ferramenta que lhes permite manter uma lista de compras sempre atualizada, partilhada com toda a família, e que pode ser usada em loja para organizar as compras. Durante a compra, este recebe apenas promoções e descontos relevantes, de acordo com o seu perfil de compra, e rebate automaticamente os cupões de acordo com os artigos comprados. Quando for altura de pagar, basta deslocar-se a uma caixa convencional e, com o seu smartphone, efetuar o pagamento em menos de um minuto, sem que tenha que tirar nenhum artigo do carrinho”.
João Rodrigues, cofundador da Xhockware
Vida Económica, 2 de maio de 2014