Veleiro Robótico FEUP/INESC TEC vence competição internacional
O veleiro português competiu com outras oito embarcações (dos EUA, Alemanha e Reino Unido) e passou com distinção nos desafios que lhe foram sendo colocados ao longo de cada prova. Durante a competição foram testados aspetos como a endurance, a precisão de navegação ou a capacidade de deteção e desvio de obstáculos. Recorde-se que o FAST havia já arrecadado o título de vice-campeão mundial na segunda edição desta competição, organizada pela FEUP em 2009, ao largo de Matosinhos.
O FAST foi desenvolvido no âmbito de um projeto extracurricular de estudantes de Engenharia Eletrotécnica e Computadores da FEUP, iniciado em 2007. Mais recentemente o veleiro tem sido trabalhado no âmbito da atividade da Unidade de Robótica e Sistemas Inteligentes (ROBIS) do INESC TEC. O caráter multidisciplinar deste projeto tem contribuído de forma muito positiva para o envolvimento de estudantes do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FEUP, que têm colaborado ativamente no desenvolvimento e aperfeiçoamento dos diversos sistemas que o veleiro contém.
Com capacidade para velejar de forma completamente autónoma e com um consumo reduzido de energia, o veleiro constitui uma plataforma não tripulada capaz de cumprir missões programadas, podendo transportar um leque variado de sensores e permitindo assegurar uma presença no oceano durante longos períodos de tempo. A atividade recente da equipa FEUP/INESC TEC tem contado com a colaboração da Marinha Portuguesa através do seu Centro de Investigação Naval (CINAV) e da Escola Naval, que têm também em curso projetos neste domínio.