STCP disponibiliza acesso à Internet por wi-fi a bordo
Este sistema de comunicação aplicado à escala urbana resulta de um trabalho de cinco anos que tem vindo a ser desenvolvido pelas universidades de Aveiro e Porto, no âmbito de projetos financiados pela FCT, Comissão Europeia, QREN e pelo programa Carnegie Mellon Portugal. O serviço tem ainda como antecedente o projeto SITMe, liderado pelo INESCTEC , em parceria com a STCP.
O projeto tem como objetivo não apenas a extensão e cobertura da rede WiFi da cidade do Porto mas também a recolha de grandes quantidades de dados científicos que, no âmbito do projeto Future Cities, serão utilizados para criar conhecimento em torno da internet do futuro.
O Future Cities é um projeto europeu liderado pelo Centro de Competências para as Cidades do Futuro da Universidade do Porto que está a transformar a cidade do Porto num "laboratório vivo" à escala urbana, com o objetivo de ajudar a colocar a cidade invicta entre as cidades mais inovadoras da Europa.
No âmbito deste projeto, e recorrendo a tecnologias de comunicação entre veículos, está já instalada na cidade aquela que é a maior plataforma de redes veiculares do mundo e que integra mais de 600 veículos interligados entre si, incluindo autocarros e veículos de serviço da Câmara Municipal do Porto. É composta por centenas de veículos, incluindo a quase totalidade da frota de autocarros da STCP, ligados em rede. São mais de 400 autocarros da STCP ligados em rede que, além de oferecer WiFi, recolhem dados da cidade para melhorar consumos energéticos, impacto ambiental, gestão das vias e transportes públicos.
O projeto Future Cities decorre entre 2013 e 2015 e totaliza um financiamento de 2,3 milhões de euros, dos quais 1,6 milhões de euros são oriundos da Comissão Europeia (FP7-Capacities) e 700 mil euros do QREN (através do projeto I-CITY, Future Mobility e Future Health). Assenta num conceito multidisciplinar, interligando várias áreas como as TIC, psicologia, urbanismo, engenharia civil, entre muitas outras.