Spin-off de investigadores do HASLab/INESC TEC finalista do Programa COHiTEC
O HeveaDB expande as bases de dados existentes para funcionar nos novos sistemas distribuídos, reduzindo assim os custos de crescimento, sem o risco de perda de informação. A tecnologia desenvolvida resulta de sete anos de investigação e já se encontra incorporada num protótipo, que está em fase de testes num grupo restrito de clientes.
Ultrapassada a fase piloto do software, a ideia é alargar a sua área de atuação a ambientes de “Cloud Computing” e conquistar clientes no mercado internacional. “O contacto estabelecido até agora com o mercado deixa-nos otimistas quanto à adequação do nosso produto às necessidades das empresas, pelo que procuraremos adquirir clientes nacionais de referência que nos permitam alavancar a exploração do mercado internacional”, revela o CEO e investigador do HASLab Miguel Matos.
Além disso, “o produto está também desenhado para um ambiente de cloud computing, onde grandes fornecedores como Amazon, Google, Salesforce e Rackspace disponibilizam 'marketplaces' para a comercialização de soluções de software. Pretendemos, a muito breve trecho, disponibilizar o nosso produto por essa via, atraindo um maior número de clientes”, acrescenta o CEO que fundou a spin-off, recém incubada na Universidade do Minho, juntamente com os investigadores do HASLab Ricardo Vilaça, José Pereira e Rui Oliveira.
A “Dependableware” foi uma das finalistas da 10ª edição do COHiTEC, em que participaram 17 projetos desenvolvidos por investigadores de 14 instituições de I&D nacionais, de áreas como as tecnologias da informação, a biotecnologia ou as engenharias química, de materiais e mecânica. Este programa da COTEC Portugal apresenta-se como uma ação de formação destinada a avaliar o potencial comercial de tecnologias desenvolvidas em instituições de I&D nacionais.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo à seguinte entidade parceira do Laboratório Associado: Universidade do Minho.