Robótica INESC TEC destacada a nível europeu
Roteiro de Robótica mostra investigação à sociedade
Cerca de 25 participantes tiveram a oportunidade de conhecer sistemas robóticos desenvolvidos pelo INESC TEC, em visitas aos laboratórios de robótica na FEUP e no ISEP, e ainda à empresa Flupol. Mais uma vez, o INESC TEC destaca-se pela excelência numa área de crescente importância, afirmando a ciência portuguesa nacional e internacionalmente.
Robôs INESC TEC deliciam jovens e graúdos
Os dias dia 30 de novembro e 1 de dezembro foram dedicados à robótica do INESC TEC, com cerca de 25 participantes de todas as faixas etárias a terem oportunidade de ver em primeira mão robôs desenvolvidos pelo INESC TEC. A iniciativa promovida pela Fundação Porto Social – Porto Cidade de Ciência, com coorganização do INESC TEC e da FLUPOL, insere-se no “Projeto Rotas da Ciência”, que conjuga roteiros científicos para divulgação da atividade científica em diferentes áreas, sendo a robótica uma das selecionadas pela sua relevância atual. O programa incluía visitas à empresa Flupol e ainda aos laboratórios de robótica do INESC TEC na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).
No dia 30 de novembro, o grupo rumou à Flupol, empresa parceira do INESC TEC onde se encontra instalado o protótipo SmartPaint, desenvolvido no âmbito do projeto SIIARI, que é capaz de apreender e reproduzir movimentos humanos. Para José Bandeira, CEO da Flupol, iniciativas deste tipo permitem-nos “partilhar saber e, sobretudo, mostrar que é possível transformar ‘saber’ em ‘fazer’”. Depois de uma apresentação sobre o SmartPaint, levada a cabo por José Bandeira e António Paulo Moreira, coordenador da Unidade de Robótica e Sistemas Inteligentes (ROBIS), os participantes dirigiram-se à fábrica para ver de perto o robô em funcionamento.
De aviões e helicópteros autónomos, a robôs que participam e já venceram competições de futebol robótico, robôs que podem entrar em ambientes perigosos, e mesmo equipamentos submarinos – diversidade foi o que não faltou no segundo dia de Roteiro, a 1 de dezembro, na visita aos laboratórios de robótica na FEUP e do ISEP. O destaque foi para o robô vigilante – o RobVigil –, uma tecnologia pioneira no mundo que promete reduzir os riscos inerentes às tarefas de vigilância uma vez que este é capaz de assegurar as tarefas potencialmente perigosas para humanos, tais como seguir e cercar intrusos. A adesão e o interesse do grupo foram evidentes, com os participantes a colocarem várias questões sobre os equipamentos e suas aplicações.
Motivando a sociedade para o conhecimento
Esta atividade tinha como objetivo principal sensibilizar o público geral para a crescente importância desta área científica, que tem um amplo potencial de aplicação no dia-a-dia das populações. Ao integrar esta iniciativa durante a Semana Europeia da Robótica, o INESC TEC juntou-se assim às mais de 30 instituições de 21 países europeus que fizeram parte desta demonstração de ciência e tecnologia de excelência que, de acordo com a organização, “foi um tremendo sucesso”, tendo chegado a cerca de 30 mil pessoas.
Quem atesta este êxito são também os participantes do Roteiro de Robótica. Para estes, “permitir o acesso público aos laboratórios só pode trazer vantagens, principalmente para jovens em formação”. Uma “ocasião para conhecer o que é a robótica e perceber a importância das aplicações robóticas nos vários campos (indústria, saúde, defesa, segurança e transportes)” e mesmo uma “oportunidade de apreciar o que de melhor temos em Portugal” foram apenas mais algumas das impressões avançadas por membros que faziam parte da ‘comitiva’.
A participação do INESC TEC nas Rotas da Ciência já não é recente. Recorde-se que em 2010 o INESC Porto, entidade que coordena o INESC TEC, integrou o Roteiro Novas Tecnologias, destacando as áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e de Optoeletrónica através da apresentação das empresas spin-off Tecla Colorida e FiberSensing. A iniciativa de 2012 foi mais um passo, na cidade do Porto e a nível europeu, para o reconhecimento do caminho de excelência que a robótica INESC TEC tem vindo traçar há vários anos, assim como para a sua relevância na projeção da zona norte como área com potencial científico e tecnológico e de abertura à sociedade.
Em discurso direto
-
“Do que me foi possível ver (visita à unidade de robótica da FEUP) gostei bastante e sei também que quem levei comigo, inclusive duas crianças, também gostaram imenso e mantiveram-se sempre interessados com as temáticas dos quatro/cinco projetos que, de forma ‘simples e acessível’, foram apresentados. Resta-me dar os parabéns a esta iniciativa e dizer que com um esforço de bem organizar este tipo de eventos para disponibilizar o acesso público a estes laboratórios, tão ricos de ciência e inovação, só pode trazer vantagens e abrir horizontes a cabecinhas em formação, ou acrescentar conhecimento às já formadas mesmo que noutras áreas.”
Lígia Silva, investigadora
-
“Obrigado pela magnífica oportunidade de apreciar o que de melhor temos em Portugal. O que vi, ouvi e apreendi no Roteiro da Robótica foi a excelência de uma empresa, a FLUPOL, a excelência dos Laboratórios da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto - FEUP, e do Laboratório do Instituto Superior de Engenharia do Porto - ISEP, que têm o "selo" INESC TEC, sendo todos o meu Orgulho de Ser Português.”
Jorge Milheiro, antigo chefe de projetos de engenharia
-
“Foi uma ocasião para melhor conhecer o que é a robótica, como os cientistas pensam para criar instruções que os robôs, e como está o desenvolvimento deste campo da ciência no nosso país. Muito interessante verificar a importância das aplicações robóticas nos vários campos (fabrico, saúde, defesa, segurança e transportes), assim como na nova geração de produtos.”
António Santos Gama, diretor técnico
-
“Este roteiro da robótica respondeu às minhas expectativas, e elas não eram baixas. Pelo que presenciei achei que estava bem organizado e foi na minha opinião muito interessante. Sublinho ainda que sexta à noite, na Flupol, foi a melhor parte do roteiro. Têm de fazer mais visitas a fábricas, vale muito a pena.”
Ricardo Bernardes, estudante
-
“Como sou aluno do 12º estava a pensar em seguir eletrotécnica na FEUP, mas depois de ter ido ao Roteiro da Robótica, fiquei impressionado com a robótica, o que me levou à decisão entre esses dois cursos. Por outro lado, também pude ter uma melhor ideia do que era aprender na FEUP e no ISEP. Com as aulas e testes, o Roteiro ajudou para me desanuviar um pouco a cabeça. Gostei do projeto!"
Rafael Gonçalves, estudante
-
“Gostei muito de ter participado no Roteiro da Robótica. Superou as minhas expectativas. Esteve tudo bem organizado, as pessoas simpáticas e disponíveis, tanto na organização como nas instituições que visitámos. Fiquei a conhecer alguma da melhor investigação tecnológica que se faz em Portugal e, como sou professora do ensino secundário, espero ter oportunidade de aproveitar alguma coisa dessas visitas na minha atividade profissional, por exemplo para motivar os alunos para o conhecimento científico e tecnológico.”
Margarida Magno, professora do secundário