Você está aqui: Entrada Notícias & Eventos Resultados dos projetos mobilizadores PRODUTECH apresentados na sede da TEGOPI

Resultados dos projetos mobilizadores PRODUTECH apresentados na sede da TEGOPI

No dia 11 de julho de 2014 decorreu nas instalações da empresa TEGOPI Industria Metalomecânica, S.A, em Vila Nova de Gaia, uma sessão de demonstração de resultados dos projetos mobilizadores PRODUTECH, envolvendo a apresentação em ambiente industrial de soluções avançadas e inovadoras, desenvolvidas pela fileira nacional das tecnologias de produção.

Os projetos mobilizadores PRODUTECH PSI (Novos Produtos e Serviços para a Indústria Transformadora) e PRODUTECH PTI (Novos Processos e Tecnologias Inovadoras para a Fileira das Tecnologias de Produção) envolveram um consórcio alargado e multidisciplinar na realização de trabalhos de investigação, desenvolvimento e demonstração em diversos domínios técnicos, face ao desenvolvimento de novos produtos, tecnologias, sistemas e soluções para a indústria transformadora. Os resultados alcançados apresentam um claro avanço face ao estado da arte tecnológico e industrial e são passíveis de aplicação numa multiplicidade de setores industriais.

Na sessão da TEGOPI foram apresentadas novas metodologias. softwares e soluções nos domínios da conceção de novos modelos de negócio, ferramentas avançadas para o desenvolvimento de produlos e sistemas, ecodesign e ecoeficiéncia, e modelizaçâo e simulação de sistemas de produção. A sessão incluiu a visita às unidades piloto e de demonstração inlervencionadas na empresa, e insere-se num conjunto alargado de ações de disseminação de resultados que irão ocorrer ao longo de 2014.

Orçamentados, no seu conjunto, em 12 milhões de euros, os projetos mobilizadores PRODUTECH foram coordenados pelo CATIM (Centro de Apoio Tecnológico à Industria Metalomecânica) e co-financiados pelo Sistema de Incentivo à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, no âmbito do Programa Operacional Fatores de Competitividade do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional 2007-2013) e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, da União Europeia.

Recorda-se, por outro lado que a TEGOPI é uma empresa associada da AIMMAP que é atualmente uma referência na indústria metalomecénica nacional, destacando-se nomeadamente pela sua aposta constante nos chamados fatores de diferenciação.

Nesse âmbito, importa referir que, para além de um conjunto de projetos próprios na área da investigação e desenvolvimento, a TEGOPI é um dos parceiros mais ativos do Pólo de Competitividade "PRODUTECH", promovido pela AIMMAP, o CATIM. o INESC Porto e vários outros parceiros, para a área dos produtores de tecnologias.

Foi exatamente nesse âmbito que a TEGOPI acolheu agora a sessão de demonstração a que se faz referência no presente trabalho, o que decorreu naturalmente do facto de a empresa estar profundamente envolvida nos projetos mobilizadores desenvolvidos por aquele Pólo.

1

Parceiros dos Projetos Mobilizadores PRODUTECH PSI e PRODUTECH PTI

ACONTROL, ADIRA, AZEVEDOS INDÚSTRIA, BRESIMAR, CATIM, CEI, CENI, CENTIMFE, CEVALOR, CITEVE, COLEP, CREATIVESYSTEMS, CTCOR, CTCP, CT CV, CTIC, EFACEC, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, FELINO, Fortunato O. Frederico & C Lda (Kyaia), IDEPA, INEGI, INESC PORTO, INOCAM, Instituto Politécnico de Setúbal, Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, 180, KAIZEN Instituto Portugal, M. J. Amaral, MICROPROCESSADOR, Oficina de Soluções Informáticas, PHC, PRONORMA, SILAMPOS, SILVA E FERREIRA LDA, SISTRADE, SOFTI9, SONAE INDUSTRIA, TEGOPI, Universidade de Aveiro, VANGUARDA.

Vida Económica, 25 de julho de 2014

Quem Somos

O Connect INESC TEC junta os antigos colaboradores do INESC TEC. Pretendemos manter ligações fortes com os nossos antigos colaboradores, que podem aqui receber notícias sobre o Laboratório Associado e manter contacto com os seus antigos colegas.

Cadê Você?

Ler mais