Reitor de Universidade brasileira visita INESC TEC
O Reitor, acompanhado do Pró-reitor Marcelo Sá e Assessor Michel Fossy, visitou a sede do INESC TEC na FEUP e os laboratórios de smart grids e veículos elétricos e pôde ainda conhecer os Laboratórios do INESC TEC no ISEP de robótica ambiental e submarina.
O BIP falou com Thompson Mariz, que relatou as suas impressões relativamente a este instituto português e das expectativas com a adesão à rede INESC Brasil.
Tendo já visitado “diversos institutos de pesquisa em universidades e laboratórios em diferentes países do mundo”, o Reitor afirma que o INESC TEC o surpreendeu “pelas infraestruturas laboratoriais, quadros altamente qualificados e pela diversidade de estudantes que se estão a qualificar agora”. De acordo com Thompson Mariz, foi isso que o motivou para fazer parte da Rede INESC Brasil. “Até porque a nossa Universidade, à semelhança deste instituto português, está na vanguarda nas áreas de sistemas computacionais, energia, eletrotecnia e eletrónica”, justifica.
Questionado sobre a ideia com que ficou na sequência da sua visita, o Reitor adiantou que ficou com uma “impressão muito positiva da cidade, da Universidade do Porto e do INESC TEC”, tendo acrescentado que nos fóruns em que participa irá “salientar que nestas áreas em Portugal, o INESC TEC está tão avançado como o Brasil e, como tal, estamos em concordância de estabelecer parcerias de igual para igual”.
De recordar que a UFCG assinou no mês de setembro um convénio com a rede INESC Brasil, rede de cooperação a ser gerida pelo INESC P&D Brasil. Para o Reitor, “a grande expectativa é que a sinergia da UFCG e do INESC Brasil seja suficiente para dispensar outras intervenções para coroar o êxito desta parceria”.
Durante a sua presença no Porto, o Reitor teve também oportunidade de firmar um convénio de cooperação com a Universidade do Porto, conjuntamente com o Reitor desta.