Regiões são o motor da inovação na Europa
Seminário Internacional de Políticas Regionais de Inovação
11 e 12 de outubro, no Porto
E se em vez de Portugal, Espanha ou Itália pensássemos em Douro e Galiza, Catalunha, Andaluzia ou Piemonte em matéria de inovação? As regiões podem estruturar a dinamização da inovação a nível europeu e assim contribuir para o crescimento económico e para a criação de postos de trabalho. Esta é uma das questões de fundo da 7ª edição do Seminário Internacional sobre Políticas Regionais de Inovação, que decorre entre 11 e 12 de outubro no campus da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e que vai receber cerca de 100 de especialistas provenientes de mais de 20 países.
O Canadá assume-se como um caso de sucesso na aplicação de Políticas Regionais de Inovação com um impacto positivo na economia e vai ser apresentado como exemplo de boas práticas. O encontro internacional discute ainda como transformar as especificidades culturais e naturais de cada região em valor económico e o contributo que a inovação gerada pelas universidades e pelo tecido empresarial pode ter na competitividade regional.
David Wolfe, docente na Universidade de Toronto Mississauga (Canadá), Bjorn Asheim, docente na Universidade de Lund (Suécia), Knut Koschatzky, especialista em Inovação do Fraunhofer ISI (Alemanha), Augusto Mateus, Presidente da Sociedade de Consultores Augusto Mateus & Associados e Professor Catedrático convidado do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa, e Marko Torkkeli, docente na Universidade de Tecnologia de Lappeenranta (Finlândia) e investigador convidado no INESC TEC, serão alguns dos keynote speakers no evento.
A 7ª edição do Seminário Internacional sobre Políticas Regionais de Inovação é organizada pelo INESC TEC, Laboratório Associado coordenado pelo INESC Porto, em parceria com a Universidade de Agder, Universidade de Cantabria, Universidade Edinburgh Napier, Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Universidade de Lund, Universidade de Salzburgo e o The International Society for Professional Innovation Management (ISPIM).
Este evento conta com financiamento dos programas ON.2 – O Novo Norte, QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional e FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Joana Ferreira
Serviço de Comunicação | Assessoria de Imprensa
Tlm.93 422 4331
E-mail joana.ferreira@inescporto.pt