Rede EEN criada hoje para aproximar empresas aos serviços europeus
O IAPMEI vai liderar o novo consórcio Enterprise Europe Network - Portugal (EEN-Portugal), cujo acordo de parceria será formalizado hoje, quinta-feira, entre as 12 entidades que serão responsáveis durante os próximos dois anos pela implementação da rede de serviços europeia no nosso País.
A celebração do acordo decorrerá no IAPMEI, em Lisboa, na presença do secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade, Pedro Gonçalves, e será assegurada pelos presidentes das instituições parceiras que integram o novo consórcio (ver peça abaixo).
O acordo abre caminho ao programa de trabalho a desenvolver por Portugal, aprovado pela Comissão Europeia, que aposta no reforço de competências e proximidade no serviço a prestar às empresas, com o alargamento da rede de parceiros no terreno, cobrindo transversalmente áreas de atuação complementares no apoio aos negócios e servindo todas as regiões do continente e ilhas.
A Enterprise Europe Network constitui a maior rede de serviços de informação e aconselhamento às empresas na Europa. Surgiu em 2008, no âmbito do Programa Quadro para a Competitividade e Inovação, como instrumento de suporte ao desenvolvimento empresarial no espaço europeu, disponibilizando serviços transversais de apoio à atividade das empresas, à dinamização de oportunidades de negócio, de cooperação empresarial e de acesso a novos mercados, e dispõe de cerca 600 pontos de contacto espalhados por mais de cinquenta países.
No âmbito do novo ciclo 2015-2020, a rede vai ter responsabilidades acrescidas no apoio à inovação e internacionalização de empresas, numa ligação direta ao Programa Horizonte 2020 e particularmente ao SME Instrument, o instrumento criado pela Comissão Europeia para apoio específico ao segmento das pequenas e médias empresas.
Os parceiros da rede:
O consórcio EEN-Portugal, que será liderado pelo IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, integra um conjunto de instituições e estruturas associativas empresariais, com influência de norte a sul do país.
São estes os locais privilegiados onde os empresários e gestores podem encontrar apoio aos serviços europeus:
ACIF - Associação Comercial e Industrial do Funchal - Câmara de Comércio e Indústria da Madeira
AEP - Associação Empresarial de Portugal
AIDA - Associação Industrial do Distrito de Aveiro
AIMINHO - Associação Empresarial
AIP - Associação Industrial Portuguesa
ANI - Agência Nacional de Inovação
CCDR Algarve - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve
CCIPD - Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada
CEC - Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro
INESC TEC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores
LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia I.P.