You are here: Home Notícias & Eventos Projeto INESC TEC permite perceber fatores que influenciam o tempo que consumidores permanecem nas lojas

Projeto INESC TEC permite perceber fatores que influenciam o tempo que consumidores permanecem nas lojas

A permanência dos consumidores nas lojas é influenciada pela temperatura, ruído e serviço prestado. Esta é a conclusão do projeto RETAIL PRO, um trabalho de investigação onde foi desenvolvida uma plataforma integrada de gestão estratégica em ambientes de trabalho.

O consórcio, constituído pela empresa InovRetail, INESC TEC, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), criou uma plataforma que tem como base novas metodologias e processos de medição dos parâmetros de ambiente das lojas. A correlação destes indicadores com o comportamento dos consumidores é depois analisada pela plataforma. É a partir da análise destas variáveis que é possível atingir um melhor desempenho, que vai depois permitir aumentar as vendas e otimizar os custos operacionais.

Além da temperatura, ruído e serviço prestado, a presença dos consumidores nos espaços comerciais é ainda influenciada por cheiros incomodativos e pelo nível de CO2, principalmente nas lojas situadas em centros comerciais ao final do dia.

“Para perceber as razões que levam a que um consumidor permaneça ou não numa loja utilizamos algumas ferramentas de localização espacial por vídeo, através de Bluetooth ou Wifi, assim como as diferentes variáveis sensoriais, como a temperatura, humidade, ruído, a luminosidade ou os recursos humanos, no fundo tudo que possa afetar o comportamento dos consumidores num certo espaço físico”, explica Pedro Carvalho, o investigador do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC que lidera o RETAIL PRO em conjunto com Luís Corte-Real, também do CTM.

A solução Seeplus®, onde alguns dos módulos foram desenvolvidos através do projeto RETAIL PRO, já está a ser utilizada em lojas como a LEVI’S®, G-STAR RAW, DOCKERS, WORTEN e NIKE. Durante o decorrer das atividades foram estabelecidas cooperações com outros projetos, nomeadamente o Media Arts and Technologies (MAT), com o objetivo de lançar novas iniciativas nesta área e desenvolver módulos de análise mais avançados.

Este projeto começou a ser desenvolvido em setembro de 2012 e teve um financiamento de mais de meio milhão de euros.

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: INESC Porto e FEUP.

INESC TEC, março de 2015

About Us

Connect INESC TEC brings together the former employees of INESC TEC. We are dedicated to maintaining strong connections with former employees and here you can receive news about the Associate Laboratory and keep in touch with other ex co-workers.

Where are you now?

Read More