Projeto de €5,9 milhões quer ensinar alunos portugueses através de jogos
Um grupo de investigadores portugueses está a contribuir para o desenvolvimento de um projeto de €5,9 milhões que tem como objetivo ajudar os professores a educar os alunos através de jogos sérios, isto é, através de um software que transmite conteúdo educacional e não apenas de entretenimento. Esta plataforma vai disponibilizar protótipos de aplicações de jogos móveis desenvolvidos pelos próprios docentes, que lançam desafios e questões aos alunos, e integrar ferramentas e serviços educativos existentes nas organizações participantes no projeto.
O modelo vai ser testado em Portugal no próximo ano através do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), sendo que esta iniciativa insere-se no âmbito do projeto BEACONING (Breaking Educational Barriers with Contextualised Pervasive and Gameful Learning”, que pode ser traduzido como “Derrubar barreiras educativas através de uma aprendizagem contextualizada e com base em jogos”).
Para testar o BEACONING vão ser implementados, em 2017, sistemas de grande escala na Grécia, Turquia, França, Israel e Roménia – cada um envolvendo centenas de estudantes e profissionais na Europa e visando garantir um plano de exploração e de negócio para a adoção da plataforma. Em Portugal, tal como noutros países europeus, estão previstos pilotos, mas de menor escala, implementados em escolas ainda a designar, revela o INESC TEC em comunicado de imprensa.
O objetivo é que os conteúdos provenientes dos docentes estejam disponíveis de forma integrada e em qualquer sítio, momento e para qualquer tipo de estudante, sendo que o projeto BEACONING arrancou em janeiro e tem a duração de três anos.