Projeto CONVERGENCE dá origem a livro
Teresa Andrade, Hélder Castro (atuais colaboradores da UTM) e Fernando Almeida (antigo colaborador da mesma unidade) integram o leque de editores e de autores desta publicação técnica, que surgiu por iniciativa do INESC TEC junto dos parceiros do consórcio do projeto.
Esta obra, que nasce do primeiro projeto do INESC TEC na área da Internet das Coisas (Internet of Things), passou pelo crivo de três revisores externos antes de ser aceite pela prestigiada editora SPRINGER.
Ao longo de quase 300 páginas, “Enhancing the Internet with the CONVERGENCE System” descreve o conceito inovador para a Internet que nasceu no âmbito do CONVERGENCE. Este projeto propõe um modelo de publicação-subscrição centrado nos conteúdos e baseado numa estrutura única e normalizada de representação da informação, o Versatile Digital Item (VDI). A abordagem proposta pelo CONVERGENCE permite complementar e melhorar a arquitetura atual da Internet, bem como melhorar a experiência de navegação dos utilizadores. O livro, publicado em novembro de 2013, apresenta ainda os resultados e as áreas aplicação do CONVERGENCE, nomeadamente os novos modelos de negócio potenciados pela arquitetura da Internet do futuro que é proposta pelo projeto.
Com um orçamento superior a dois milhões de euros, o CONVERGENCE ficou concluído em maio de 2013 e contou com 12 parceiros de seis países europeus, designadamente CNIT - Consorzio Nazionale Interuniversitario per le Telecomunicazioni (coordenador), Alinari, Xiwrite S.r.l. e CEDEO.net (todos da Itália), Wipro (Portugal), Fondation Maison des Sciences de l’Homme e Saphran Morpho (França), Institute of Communication and Computer Systems e SingularLogic (Grécia), Universidade Ludwig-Maximilians (Alemanha) e UTI Systems (Roménia).
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo à seguinte entidade parceira do Laboratório Associado: FEUP e INESC Porto.