Professor da UTAD vence Prémio Inclusão e Literacia Digital da FCT
O projeto pretendeu impulsionar a melhoria dos níveis de acessibilidade Web em Portugal, visto que cerca de 70% da população do país acede à Internet com regularidade e como tal, torna-se essencial que se desenvolvam sites Web acessíveis.
Para melhorar esta realidade, Ramiro Gonçalves e outros investigadores da UTAD que participaram no projeto realizaram estudos avaliativos, criaram um barómetro da acessibilidade e emitiram um conjunto de recomendações e boas práticas com métodos, abordagens e técnicas a serem implementadas por estes profissionais de forma a incrementar a acessibilidade Web. Para o investigador, que vem desenvolvendo estudos nesta área desde 2007, o prémio significa “o reconhecimento pelo conjunto alargado de estudos e iniciativas desenvolvidos até agora” mas também “a oportunidade de prosseguir os trabalhos de investigação e divulgação nesta temática, tentando cumprir o propósito de incrementar os níveis de acessibilidade Web em Portugal”, afirma.
O “Prémio Inclusão e Literacia Digital” distingue projetos altamente dignos na área de inclusão e literacia digitais, que se configurem como modelos de boas práticas. A distinção tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento e implementação de ideias inovadoras, e ainda para estimular a partilha e disseminação de modelos de boas práticas. Este ano foram distinguidos 17 projetos.
Geração D'Ouro Jornal, 29 de janeiro de 2015