Primeiro software de ecoeficiência português apresentado esta semana
O Ecoplanner analisa parâmetros como o consumo de água e de energia, emissões de gases poluentes, de resíduos e outros desperdícios. Esta tecnologia, uma metodologia programada da Ecoinside e desenvolvida em parceria com o INESC TEC, permite identificar alternativas com menor impacto ambiental e que reduzam custos com processos de produção.
A empresa de produção de rações animais Sorgal, já instalou um protótipo desta tecnologia – que é o primeiro software de ecoeficiência desenvolvido em Portugal – e o piloto desta plataforma online começa a ser testado já em 6 de Junho.
“Para além das já referidas funcionalidades, o Ecoplanner permite gerir em tempo real KPI’s de negócio e diminuir tempos de resposta às entidades reguladoras. Sendo uma verdadeira ferramenta de apoio à decisão, esta foi pensada para dotar as empresas da capacidade de estar constantemente a pensar e a promover o aumento contínuo da sua ecoeficiência”, refere Joaquim Guedes, director Executivo da Ecoinside.
Segundo João Pedro Azevedo, administrador da Sorgal, este software, que pode ser executado em qualquer browser de Internet, “a cumprirem-se as expectativas, pode ter impacto em questões tão diversas como o planeamento de produção, a concepção técnica dos produtos e na análise produto-cliente Activity Based Cost”.
O projecto vai ser apresentado publicamente na próxima sexta-feira, pelas 14h30, no auditório do INESC Porto.