Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2014 distinguem Rede ShoeInov
Coordenada pelo Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP), em parceria com o INESC TEC, a rede ShoeInov pretende contribuir para a melhoria da competitividade das empresas portuguesas de calçado através da I+D+i (Investigação, Desenvolvimento e Inovação).
A Rede assenta na implementação de um programa de inovação que inclui projetos de I&DT – Investigação e Desenvolvimento Tecnológico e estudos setoriais, como por exemplo o projeto SHOE ID (RFID aplicado à cadeia de valor da produção, distribuição e venda de calçado) desenvolvido em consórcio com o INESC TEC.
Durante o período 2007-2014, a rede ShoeInov promoveu cerca de 15 projetos de I&DT com um investimento global de cerca de 16,5 M€ que visam o desenvolvimento de novos materiais, componentes e acessórios para novos tipos de calçado orientados para nichos e mercados especiais, desde o desenvolvimento de novos processos de fabricação e logística com elevada automatização, à criação de conteúdos multimédia, ao serviço da consolidação de modelos de negócio inovadores.
Uma das virtudes desta rede tem sido a capacidade de trabalho em equipa, promovendo o desenvolvimento de novos materiais, novos produtos, novos equipamentos e processos. Na rede ShoeInov estão envolvidas cerca de 60 entidades, incluindo empresas de base tecnológica, empresas demonstradoras de tecnologias e processos avançados, entidades do sistema científico e tecnológico nacional e associações setoriais.
Os Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2014 são uma iniciativa lançada pela Comissão Europeia para distinguir as melhores práticas na promoção do empreendedorismo na Europa. Os 12 projetos vencedores nas diferentes categorias a concurso, assim como os dois projetos eleitos pelo júri nacional da iniciativa para representar Portugal na final europeia dos European Enterprise Promotion Awards – EEPA 2014, foram revelados numa cerimónia que decorreu em Lisboa a 25 de junho, apresentada pelo IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento).
Créditos foto: CTCP