Portugal é caso de estudo em redes elétricas inteligentes
Évora, a primeira cidade portuguesa a receber uma rede inteligente de energia, é o palco da 8ª Edição do Simpósio sobre micro-redes do “Lawrence Berkeley National Laboratory”, organizado pelo INESC Porto. O encerramento do simpósio é marcado por uma visita ao InovCity em Évora, um projeto-piloto com 33 mil clientes liderado pela EDP. O InovCity assume-se como a montra do papel pioneiro que Portugal assume na revolução energética a nível mundial.
São 125 os especialistas provenientes de todo o mundo que vão juntar-se em Évora para discutir temas quentes da revolução energética: microgeração, micro-redes e mobilidade elétrica.
O “Lawrence Berkeley National Laboratory”, laboratório do Departamento de Energia do governo norte-americano, escolheu Portugal para realizar a 8ª Edição do Simpósio sobre micro-redes, organizada pelo INESC Porto e que conta com o apoio da EDP e da EFACEC. A realização deste encontro em Portugal assinala o reconhecimento internacional do papel pioneiro da indústria e do I&D nacional na adaptação da distribuição de eletricidade às novas necessidades do mercado aos novos paradigmas tecnológicos da exploração de microgeração renovável.
O projeto-piloto InovCity, liderado pela EDP com o apoio de parceiros como a Lógica, o INESC Porto (entidade coordenadora do Laboratório Associado INESC TEC), a Efacec, a Janz e a Contar, alavanca soluções de microprodução e mobilidade elétrica, tendo por isso mesmo sido escolhido para marcar o encerramento da 8ª Edição do Simpósio sobre micro-redes.
CiênciaPT, 1 de setembro de 2012