Poiares Maduro no lançamento da New European Media Portugal
Esta iniciativa, que pretende colocar os nossos media no mapa Europeu, contribuindo para o crescimento das exportações neste setor da economia, nasceu graças à TICE.PT (Tecnologias da Informação, Comunicação e Eletrónica), em conjunto com a ADDICT (Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas) e o INESC TEC (INESC Tecnologia e Ciência).
A ação, liderada pelo INESC TEC, tem abertura prevista para as 09h30, altura em que o Secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade, Pedro Gonçalves, vai marcar presença. Pouco depois o debate vai incidir sobre ‘o novo ecossistema dos media: desafios e oportunidades criados pela revolução digital’, que terá como orador o keynote speaker da sessão, Rosental Alves, docente na Escola de Jornalismo da Universidade de Austin, nos EUA. Também o presidente da Entidade Reguladora da Comunicação Social, Carlos Magno, vai estar presente, mas para debater o tema dos novos media e das novas oportunidades de negócio.
A Agenda Estratégica para os Media na Europa, apresentada por Hadmut Holken, membro da NEM europeia, será o tema que vai fechar a manhã. Logo após o almoço o diretor do INESC TEC e membro da Comissão Instaladora da NEM Portugal, Artur Pimenta Alves, vai apresentar a visão, os objetivos e plano estratégico da plataforma.
Vai ser José Carlos Caldeira, da Agência Nacional de Inovação (ANI), quem vai discursar sobre oportunidades de financiamento para ICT, Media e Indústrias Criativas no âmbito do Portugal 2020. Algumas empresas portuguesas com atividade internacional relevante, como a PT Inov, a Microsoft ou a VOICE INTERACTION, entre outras, vão, também, comparecer na sessão que, no final, vai contar com a assinatura de um protocolo de colaboração entre a NEM Portugal e a UT Austin.
A sessão de encerramento do lançamento da iniciativa NEM Portugal vai contar com a presença do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro.
“Com a NEM Portugal queremos promover a preparação de projetos europeus que envolvam empresas da área criativa e tecnológica, contribuindo, assim, para a sua internacionalização, mas sentimos que não existe uma estratégia global. Existem muitos criadores de novos produtos, com muitas ideias, mas que depois não as conseguem colocar no terreno e é nisso que a NEM pretende ser uma ajuda”, explica Artur Pimenta Alves.
Atualmente a NEM conta com cerca de mil parceiros, onde apenas 3% são portugueses. Os parceiros portugueses existentes fazem parte a título individual, por não haver uma estratégia nacional. Com o nascimento da NEM Portugal a previsão é de que este número, só em 2015, duplique.
Recorde-se que, de acordo com o estudo ‘A cultura e a criatividade na internacionalização da economia portuguesa’, divulgado pelo Governo no início de 2014, os novos media são um setor emergente no país, que contribui, de forma ativa, para o aumento das exportações dos produtos culturais made in Portugal.