Plataforma portuguesa pretende dar voz aos media nacionais e colocá-los no mapa europeu
Para lançar a NEM Portugal vão estar no próximo dia 30 de janeiro, sexta-feira, na Microsoft do Parque das Nações, em Lisboa, o Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, o Secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade e várias personalidades ligadas aos media.
Entre as várias personalidades ligadas aos media, destaque para o Keynote speaker, Rosental Alves, docente na Escola de Jornalismo da Universidade de Austin, nos EUA, que vai discutir o novo ecossistema dos media, os desafios e oportunidades criados pela revolução digital. Também o presidente da Entidade Reguladora da Comunicação Social, Carlos Magno, vai estar presente, mas para debater o tema dos novos media e das novas oportunidades de negócio. Empresas portuguesas com atividade internacional relevante vão estar também presentes na sessão que, no final, vai contar com a assinatura de um protocolo de colaboração entre a NEM Portugal e a UT Austin.
Tal como a congénere europeia, a NEM Portugal pretende agregar um conjunto de instituições de investigação, empresas e empresas de novos media e indústrias criativas junto do programa da Comissão Europeia. É o INESC TEC quem vai gerir a plataforma que vai permitir aumentar a interação dos atores portugueses com as plataformas europeias, alinhando, assim, os interesses nacionais com as estratégias a nível europeu e tornando possível a formação de consórcios que concorram, de forma mais competitiva, a fundos europeus estruturais.
“Com a NEM Portugal queremos promover a preparação de projetos europeus que envolvam empresas da área criativa e tecnológica, contribuindo, assim, para a sua internacionalização, mas sentimos que não existe uma estratégia global. Existem muitos criadores de novos produtos, com muitas ideias, mas que depois não as conseguem colocar no terreno e é nisso que a NEM pretende ser uma ajuda”, explica Artur Pimenta Alves, um dos diretores do INESC TEC, que está responsável por este projeto.
Nesse sentido, a plataforma vai trazer uma nova visibilidade aos novos media portugueses, promovendo-os. Atualmente a NEM conta com cerca de mil parceiros, onde apenas 3% são portugueses.
“Os parceiros portugueses que atualmente estão integrados no NEM estão lá individualmente. Não existe uma estratégia nacional. Com a NEM Portugal estimamos, só em 2015, duplicar este número. Até agora, a aceitação das empresas com quem temos vindo a falar tem sido muito boa, porque veem na NEM uma plataforma que lhes vai permitir discutir em conjunto estratégias para atingirem os mercados internacionais”, refere a mesma fonte.
Recorde-se que, de acordo com o estudo ‘A cultura e a criatividade na internacionalização da economia portuguesa’, divulgado pelo Governo no início de 2014, os novos media são um setor emergente no país, que contribui, de forma ativa, para o aumento das exportações dos produtos culturais made in Portugal.