Parceria PRODUTECH demonstra na ADIRA tecnologias para produção customizada
A primeira apresentação pública de resultados dos projetos mobilizadores PRODUTECH decorre na empresa portuguesa ADIRA Metal-Forming Solutions, SA (R. das Lages, 67 4410-272 V. N. de Gaia). Estes desenvolvimentos, centrados na área de gestão de operações e logística para produtos customizados, tiveram como objetivo desenvolver metodologias, ferramentas e equipamentos que permitam às empresas portuguesas produzir produtos customizados (personalizados às necessidades de cada cliente) de forma mais competitiva.
A ADIRA está a implementar um novo conceito de linha de montagem, que permitirá entregar aos clientes máquinas altamente customizadas no prazo de cerca de 10 dias. “Através deste sistema, a ADIRA poderá montar produtos de alto valor acrescentado e ser mais competitiva nos mercados nacional e internacional. Esperamos reforçar a nossa posição de fabricante mundial de referência de máquinas para trabalhar chapa metálica”, declara o CEO da ADIRA, António Cardoso Pinto.
Este projeto envolveu um consórcio alargado e multidisciplinar, abarcando áreas como a otimização de operações e layouts, o escalonamento e controlo da produção, a automatização de fluxos de materiais e informação, e a gestão de materiais e componentes. O novo ADIRA PRODUCTION SYSTEM assenta numa linha de montagem altamente flexível, alimentada por veículos autónomos que abastecem cada posto de trabalho com exatamente os materiais necessários para produzir encomendas personalizadas, totalmente integrada com os restantes sistemas e processos de gestão da empresa. “Estes resultados ilustram as potencialidades deste tipo de desenvolvimentos colaborativos, envolvendo empresas desenvolvedoras e utilizadores de sistemas de produção avançados e entidades do sistema científico e tecnológico, e também o impacto que estas tecnologias podem ter na competitividade da indústria transformadora”, declara José Carlos Caldeira, Administrador Executivo do PRODUTECH.
Para além da demonstração destas tecnologias, a ação inclui ainda intervenções de Maurizio Gattiglio, Presidente da EFFRA – Factories of the Future Research Association, e do Secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade, Pedro Gonçalves (a confirmar).
PROGRAMA FINAL DO EVENTO
AGENDA
15h00 – Receção de participantes
15h15 - Boas vindas. Projetos Mobilizadores PRODUTECH PSI e PTI (CATIM E PRODUTECH)
15h30 - Apresentação dos resultados do PPS3 (Parceiros)
16h00 - Visita à Linha de Montagem
16h45 - Coffee Break
17h00 - Factories of the Future PPP: an opportunity for European Manufacturing Industry (Maurizio Gattiglio – PRIMA Power / Chairman of EFFRA)
17h30 - Roadmap PRODUTECH: desafios e prioridades para a indústria transformadora nacional (PRODUTECH)
17h45 - A importância das dinâmicas de clusterização: a experiência da ADIRA (ADIRA)
18h30 - Intervenção do Exmo. Senhor Secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade, Dr. Pedro Gonçalves (*)
19h00 – Encerramento da sessão
(*) A confirmar
CONTEXTO
O PROJETO
Estes desenvolvimentos inserem-se nos projetos mobilizadores PRODUTECH PSI (Novos Produtos e Serviços para a Indústria Transformadora) e PRODUTECH PTI (Novos Processos e Tecnologias Inovadoras para a Fileira das Tecnologias de Produção), orçamentados, no seu conjunto, em 12 milhões de euros e coordenados pelo Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica - CATIM.
Parceiros dos Projetos Mobilizadores PRODUTECH PSI e PRODUTECH PTI
ACONTROL, ADIRA, AZEVEDOS INDÚSTRIA, BRESIMAR, CATIM, CEI, CENI, CENTIMFE, CEVALOR, CITEVE, COLEP, CREATIVESYSTEMS, CTCOR, CTCP, CTCV, CTIC, EFACEC, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, FELINO, Fortunato O. Frederico & Cª Lda (Kyaia), IDEPA, INEGI, INESC PORTO, INOCAM, Instituto Politécnico de Setúbal, Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, ISQ, KAIZEN Institute Portugal, M. J. Amaral, MICROPROCESSADOR, Oficina de Soluções Informáticas, PHC, PRONORMA, SILAMPOS, SILVA E FERREIRA LDA, SISTRADE, SOFTI9, SONAE INDÚSTRIA, TEGOPI, Universidade de Aveiro, VANGUARDA.
O PRODUTECH
Tendo em vista contribuir para o aumento da competitividade e da sustentabilidade da indústria transformadora nacional e internacional, o Polo PRODUTECH, desenvolve a sua atividade no sentido de promover soluções inovadoras, flexíveis, integradas e competitivas, em estreita colaboração com os principais sectores da indústria e com entidades do sistema científico e tecnológico.
Apoiado pelo Compete, no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico do Programa Operacional Fatores de Competitividade, os projetos PRODUTECH PSI (nº 13849) e PRODUTECH PTI (nº 13851), obtiveram, no seu conjunto, 8.549.046,02€ de incentivo, num total de investimento de 11.972.212,41€.
Para mais informações, por favor visite a página do Produtech.