You are here: Home Notícias & Eventos O Mundo é aqui

O Mundo é aqui

Financiamento de bolsas, centros renomados e bem equipados, o charme do país, os inúmeros prémios ganhos pelos investigadores portugueses à frente de laboratórios reconhecidos no mundo inteiro. Estas são as principais razões que movem os investigadores estrangeiros na direção da ciência que se faz em Portugal.
O Mundo é aqui

Fabien Gouyon

(...)

FRANCÊS, 35 ANOS, INVESTIGADOR DA UNIDADE DE TELECOMUNICAÇÕES E MULTIMÉDIA DO LABORATÓRIO ASSOCIADO INESC TEC.
NO PORTO, CHEGOU A PORTUGAL EM 2007, COM UM CONTRATO DO PROGRAMA CIÊNCIA 2007 DA FCT. DOUTORADO EM INFORMÁTICA POR UMA UNIVERSIDADE DE BARCELONA E COM UM PÓS-DOC EM VIENA EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, ORGANIZOU EM 2010, NO PORTO, A CONFERÊNCIA INTERNACIONAL ISMIR, O MAIOR ENCONTRO MUNDIAL NA ÁREA DAS TECNOLOGIAS DA MÚSICA.

Fabien Gouyon, francês, doutorado contratado do INESC TEC do Porto, o Laboratório Associado do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto, fala fluentemente português. Trabalha em computação musical e revela, sem presunção, que, na sua área, a inteligência artificial ligada ao campo da música e da produção de sistemas de som conseguiu colocar o Porto no mapa.


Tenta explicar um sistema complexo entre aplicações para MP3 ou medidores de som e abrevia: Investigo análises de som e processamento de sinal utilizando ferramentas e conceitos científicos. 


Começou por estudar Física e depois fez Telecomunicações; esteve seis meses na Califórnia, na Universidade de Stanford, um dos melhores lugares do mundo para fazer investigação científica no campo da música; e, mais tarde, fez um doutoramento em Barcelona em algoritmos e ritmos e um pós-doc num centro de investigação em inteligência artificial em Viena. 


Aterrou no Porto com uma bolsa FCT Ciência 2007, destinada a contratar investigadores doutorados e com duração de cinco anos. Depois de correr o mundo a fazer currículo, voltar a um país do Sul da Europa, com um contrato de cerca de três mil euros (brutos) por mês e um programa em estruturado , onde poderia criar uma linha de investigação de ponta, parecia-lhe uma oportunidade excelente. 


Formou um grupo de 15 pessoas, com seis doutorandos a seu cargo. Adoro viver no Porto, confessa. O contrato com o FCT termina no ano que vem, mas Fabien não está preocupado. Quero continuar a viver aqui. Sei que irão aparecer outras oportunidades para realizar novos projetos.

(...)

Expresso, 30 de março de 2013

 

About Us

Connect INESC TEC brings together the former employees of INESC TEC. We are dedicated to maintaining strong connections with former employees and here you can receive news about the Associate Laboratory and keep in touch with other ex co-workers.

Where are you now?

Read More