Você está aqui: Entrada Notícias & Eventos Nasceu o 1º robô industrial que vê e aprende

Nasceu o 1º robô industrial que vê e aprende

A FLUPOL é a primeira empresa portuguesa a adotar um sistema de pintura robotizado que usa visão artificial para reproduzir num robô (manipulador industrial) os movimentos humanos efetuados por um operador especializado. Desta forma, esta tecnologia, desenvolvida por um consórcio português, vai libertar os operários especializados das tarefas manuais repetitivas e minimizar situações de contacto com ambientes agressivos (tintas, dissolventes). Ao poupar os oito anos de formação de um operário especializado, a FLUPOL vai acelerar internacionalização de unidades de produção para o Brasil.

Robô-pintor com visão artificial reproduz movimentos de operários especializados

O robô-pintor desenvolvido em Portugal numa colaboração entre I&D e indústria nacional aprende cada movimento complexo (a três dimensões, incluindo velocidade e aceleração) por demonstração através de visão artificial. Cada manipulador robótico é programado e preparado diretamente pelo próprio operário especializado, poupando oito anos de formação. Esta tecnologia patenteada vai libertar os humanos de tarefas repetitivas e do contacto continuado com ambientes agressivos (tintas, dissolventes).

A FLUPOL, que já exporta mais de 75% do que produz, vê nesta aposta “uma oportunidade para crescer ainda mais nos mercados externos através da internacionalização de novas unidades de produção”, explica José Bandeira (CEO). O controlo do processo é feito remotamente por computador e não há partilha de informação confidencial com elementos externos. A FLUPOL espera ainda aumentar a competitividade nos mercados internacionais porque o preço do produto vai incluir custos de distribuição e taxas alfandegárias. “Estas últimas, em mercados chave como é o caso do Brasil, podem fazer toda a diferença”, conclui José Bandeira.

Projeto SIIARI

O Robô-Pintor nasce no âmbito do projeto SIIARI (Sistema para Incremento da Inteligência Artificial). Este projeto está a ser desenvolvido por um consórcio nacional liderado pela FLUPOL em estreita colaboração com o INESC Porto. Integram também este consórcio a CEI (Companhia de Equipamentos Industriais) e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), que foi responsável pelo sistema de aprendizagem.

FLUPOL

A FLUPOL é uma empresa portuguesa localizada no Concelho de Valongo que opera no setor da Engenharia de Superfícies, executando revestimentos funcionais antiaderentes, anticorrosivos e autolubrificantes.

Joana Ferreira

Serviço de Comunicação | Assessoria de Imprensa

T +351 22 209 4214
M +351 93 422 4331
F +351 22 209 4050
joana.ferreira@inescporto.pt
www.inescporto.pt

Quem Somos

O Connect INESC TEC junta os antigos colaboradores do INESC TEC. Pretendemos manter ligações fortes com os nossos antigos colaboradores, que podem aqui receber notícias sobre o Laboratório Associado e manter contacto com os seus antigos colegas.

Cadê Você?

Ler mais