You are here: Home Notícias & Eventos Multinacional portuguesa desenvolve tecnologia para melhorar comunicação espacial

Multinacional portuguesa desenvolve tecnologia para melhorar comunicação espacial

A multinacional portuguesa Tekever lidera um consórcio europeu que vai desenvolver um projeto para melhorar as comunicações entre satélites, e destes para a Terra, num investimento comunitário de um milhão de euros, informou um dos administradores.

O projeto, "Screen - Space Cognitive Radio for Electromagnetic Environment maNagement", baseia-se numa tecnologia já usada em comunicações terrestres móveis, como os telemóveis - o SDR (Software Defined Radio) - e incorpora uma outra, o Sistema de Rádio Cognitivo, suporte para o uso eficiente do espetro eletromagnético, e já utilizada nos rádios de militares, no estrangeiro.

O "Screen", a desenvolver num prazo de dois anos, permitirá "avançar na comunicação" entre satélites, e dos satélites para a Terra, "diminuindo as interferências", ao socorrer-se de uma tecnologia que indica, automaticamente, "que frequências estão mais disponíveis, para as usar melhor", disse à Lusa um dos administradores da Tekever, Ricardo Mendes.

O novo sistema de comunicação espacial custa um milhão de euros, verba totalmente suportada por fundos comunitários, ao abrigo do programa de incentivo à inovação Horizonte 2020.

Justificando a excecionalidade do investimento, Ricardo Mendes referiu que o mercado espacial é conservador: "Testam-se poucas tecnologias no Espaço, dados os custos elevados".

Do consórcio fazem parte, entre outros, o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto.

A Tekever, hoje uma multinacional com escritórios no Reino Unido, nos Estados Unidos, na China e no Brasil, foi fundada em 2001, em Lisboa, por ex-alunos do Instituto Superior Técnico.

Há vários anos, produz tecnologias para os mercados das Tecnologias da Informação, Aeronáutica, Espaço, Defesa e Segurança, contando na lista de clientes com a agência espacial europeia ESA e o centro chinês de engenharia para microssatélites, agregado à Academia de Ciências Chinesa.

Os aviões e sistemas não tripulados do grupo foram usados nas missões de patrulhamento da PSP, em junho, em Lisboa, na final da Liga dos Campeões, e estão ao serviço da NATO no Kosovo.

No quadro comunitário anterior, 2007-2013, a multinacional coordenou e participou em cerca de 20 projetos, em parceria com universidades e centros de investigação científica internacionais.

RTP Informação, 20 de setembro de 2014

About Us

Connect INESC TEC brings together the former employees of INESC TEC. We are dedicated to maintaining strong connections with former employees and here you can receive news about the Associate Laboratory and keep in touch with other ex co-workers.

Where are you now?

Read More