Você está aqui: Entrada Notícias & Eventos Motores de busca «MADE IN INESC TEC» organizam dados cronologicamente

Motores de busca «MADE IN INESC TEC» organizam dados cronologicamente

Ricardo Campos venceu o concurso «Fraunhofer Portugal Challenge 2013» na categoria de doutoramento e desenvolveu duas aplicações que ajudam a otimizar a pesquisa de informações online.

Se queres saber mais sobre um tema mas preferes uma pesquisa mais organizada temporalmente já tens motores de busca à tua disposição para esse efeito.

O GTE-Cluster e GTE-Rank foram desenvolvidos por Ricardo Campos, investigador do Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão do INESC TEC e docente do IP Tomar, e vencedor do concurso «Fraunhofer Portugal Challenge 2013», na categoria de doutoramento.

«A primeira agrupa o conjunto de resultados em clusters de datas. A segunda reorganiza os resultados tendo por base, não só a importância dos seus tópicos, mas também do conjunto de datas relevantes para com a pesquisa do utilizador», explica Ricardo Campos, ao Canal Superior.

Ambas as aplicações podem ser aplicadas a várias realidades, contextos e línguas, e ajudam a diminuir informação desnecessária sobre determinado tema na internet.

«Este trabalho surge como uma oportunidade de colocarmos em prática os algoritmos e os fundamentos teóricos que desenvolvemos. Com as aplicações desenvolvidas pretendemos otimizar a pesquisa de informação na Internet, oferecendo uma contextualização temporal aos resultados apresentados», revela o investigador.

Esta situação acaba por ter maior importância em pesquisas temporais «onde os utilizadores tendem a ser subjetivos a expressar as suas intenções, nomeadamente por falta de conhecimento».

Para Ricardo Campos vencer o concurso foi «muito prestigiante»: «Ter vencido esta competição foi bastante recompensador e permitiu validar cientifica e comercialmente o valor e potencial das nossas aplicações».

O prémio valeu ao investigador um prémio monetário de três mil euros.

Inscrições para concurso deste ano até 31 de julho

As inscrições para o «Fraunhofer Portugal Challenge 2014» abriram a 8 de abril, mas decorrem até 31 de julho. As incrições podem ser feitas através de um formulário online.

Os resultados da primeira fase são divulgados a 8 de setembro e a 7 de outubro conhecem-se os da segunda fase. A 29 de outubro acontece o Evento de Encerramento do Fraunhover Portugal Challenge.

O concurso da Fraunhofer AICOS vai na quinta edição e distingue as melhores ideias da área da Informação e Tecnologias da Comunicação, Multimédia e áreas do conhecimento relacionadas.

Canal Superior, 2 de junho de 2014

Quem Somos

O Connect INESC TEC junta os antigos colaboradores do INESC TEC. Pretendemos manter ligações fortes com os nossos antigos colaboradores, que podem aqui receber notícias sobre o Laboratório Associado e manter contacto com os seus antigos colegas.

Cadê Você?

Ler mais