Media nacionais querem ganhar voz na Europa através da NEM Portugal
O site da NEM Portugal já está online e explica os objetivos da associação, que será oficialmente apresentada no próximo dia 30 de janeiro. O organismo pretende funcionar como um espelho da europeia NEM - New European Media e, como esta, reunir instituições de investigação, empresas de media e industrias criativas. Quer dar voz às empresas portuguesas do sector "alinhando os interesses nacionais com as estratégias a nível europeu", facilitando a criação de consórcios para concorrer a fundos nacionais.
A iniciativa é da responsabilidade da TICE.PT (Tecnologias da Informação, Comunicação e Eletrónica), associada à ADDICT (Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas) e ao INESC TEC (INESC Tecnologia e Ciência), que vai gerir a plataforma.
A apresentação da associação vai contar com representantes do Governo, personalidades do sector e apresentações de Rosental Alves, docente na escola de jornalismo da Universidade de Austin no Texas e do presidente da ERC, Carlos Magno. O primeiro vai falar sobre o novo ecossistema dos media, desafios e oportunidades criados pela revolução digital, enquanto o presidente da Entidade Reguladora da Comunicação Social vai focar a apresentação nas novas oportunidades de negócio para o sector.
A nível europeu a NEM conta com 1.000 parceiros e só 3% são nacionais. O objetivo é duplicar a representatividade e alinhá-la com uma estratégia nacional, referem os promotores.