LIAAD/INESC TEC participa em projeto europeu na área da aprendizagem preditiva
O MAESTRA arranca em fevereiro e envolve os investigadores do LIAAD João Gama, João Mendes Moreira, Carlos Ferreira, Alexandre Carvalho entre outros.
Os métodos de modelação preditiva deverão ser capazes de lidar com grandes conjuntos de dados complexos e estruturados gerados por processos não estacionários e com elevado grau de incerteza. “Iremos desenvolver as bases (conceitos e fundamentos) para as abordagens, assim como a metodologia (conceção e implementação de algoritmos) ”, esclarece João Gama que, acrescenta, “demonstraremos ainda o potencial e a utilidade dos métodos em problemas de um conjunto variado de áreas de aplicação (biologia molecular, redes de sensores, multimédia, e redes sociais) ”.
O Maestra é um projeto colaborativo do sétimo programa quadro (FP7), na área das tecnologias da informação e comunicação, e envolve, além do INESC TEC, o Institut Jozef Stefan (Eslovénia), o SS Cyril and Methodius University (Macedónia), a Universita Degli Studi di Bari “Aldo Moro” (Itália) e o Ruder Boskovic Institute (Croácia). Tem a duração prevista de 36 meses.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras do Laboratório Associado: FEUP e FEP.