LIAAD/INESC TEC colabora em projeto da brasileira EMBRAPA
Um dos propósitos deste projeto é analisar a produção científica de uma rede de pesquisa para identificar temas e tendências tecnológicas, com o objetivo de propor a criação de tecnologias inovadoras na área da agropecuária.
A este nível, o LIAAD tem contribuído com o seu know how em text mining e classificação de clustering hierárquico semi-supervisionados de textos em tópicos - técnicas que pretendem auxiliar os especialistas na organização, análise e descoberta de conhecimento em grandes coleções de documentos.
A equipa envolvida no Critic@ tem trabalhado com ferramentas capazes de identificar e classificar, de forma automática, tópicos textuais, cobertura geográfica dos textos e tópicos, além da cobertura temporal. As tecnologias envolvem métodos e ferramentas de análise de dados, como classificadores e técnicas de extração de informações e de desambiguação de termos, bem como a produção de softwares adaptados para a língua portuguesa.
O projeto Critic@ é financiado pela Embrapa Informática Agropecuária, uma unidade de pesquisa temática da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), que se dedica à pesquisa de soluções para o agronegócio na área das tecnologias da informação.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras do Laboratório Associado: INESC Porto, ISEP e FCUP.