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Já há uma ferramenta para melhorar a experiência dos consumidores

Fatores como a temperatura, ruído e prestação de serviços são indicadores do tempo de permanência dos clientes numa loja. Para avaliar estes indicadores, a InovRetail juntou-se ao INESC TEC, FEUP e ISEP na construção de um serviço que permita o aumento do lucro das lojas.

A Retail Pro, plataforma de gestão estratégica em ambientes de trabalho, quer analisar as variáveis que levam os consumidores a permanecer mais ou menos tempo numa loja. Numa parceira com o INESC TEC, FEUP e ISEP, a plataforma já está a ser comercializada e encontra-se integrada em várias cadeias de lojas nacionais.

Desenvolvida pela InovRetail, a Retail Pro é uma ferramenta estatística que analisa o setor do retalho. Ao correlacionar vários indicadores e variáveis sensoriais como temperatura, humidade, ruído, a luminosidade ou os recursos humanos no ambiente de lojas, a ferramenta apresenta solução para que se atinja «um maior desempenho» que permita «aumentar as vendas e otimizar os custos operacionais».

«A InovRetail procurou junto destas entidades competências como eletrónica, processamento de sinal e processamento de imagem, som, para que fosse possível ajudar na transferência dessa tecnologia para comercialização», afirma, ao Canal Superior, o investigador do INESC TEC, Pedro Carvalho.

A plataforma inclui um conjunto de algoritmos e ferramentas de localização espacial por vídeo, através de Bluetooth ou Wifi. Após a recolha de dados, a Retail Pro realiza o seu «processamento, análise e apresentação dos resultados». Através de uma interface gráfica, o retalhista é informado dos resultados das análises feitas à sua loja.

«Existem um conjunto de variáveis sensoriais que, muitas das vezes até de forma inconsciente, afetam o comportamento das pessoas. Também sabemos que quanto mais tempo as pessoas permanecerem nas aulas, maior a probabilidade de converterem a sua visita numa transação», explica o Head of Operations da InovRetail, Marco Soares, ao Canal Superior.

A InovRetail vende não só o equipamento, mas também o software, dependendo das necessidades dos clientes. «Há várias referências em Portugal onde já temos introduzidas parte ou a totalidade destes serviços», refere Marco Soares, que adianta exemplos de utilização da Seeplus, «onde alguns dos módulos foram desenvolvidos através do projeto RETAIL PRO, já é utilizada em lojas como a Levi's, G-Star Raw, Dockers, Worten e Nike».

Desenvolvido desde setembro de 2013, o projeto teve um financiamento de mais de meio milhão de euros.

Canal Superior, 18 de março de 2015

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