Você está aqui: Entrada Notícias & Eventos Investigadores portugueses desenvolvem tecnologia de busca e salvamento marítimo

Investigadores portugueses desenvolvem tecnologia de busca e salvamento marítimo

De acordo com as informações avançadas pelo website informativo Ciência 2.0, uma equipa do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Tecnologia e Ciência (INESC TEC) lidera o desenvolvimento de tecnologias de apoio à busca e salvamento no mar, no âmbito do projeto europeu ICARUS – Componentes Integradas para Assistência a Operações de Busca e Salvamento. A demonstração da vertente marítima vai realizar-se em Portugal no verão do próximo ano.

A iniciativa integra 24 parceiros de dez países, com o objetivo de criar dispositivos robóticos aplicáveis em operações de busca e salvamento terrestres e marítimas. O projeto, iniciado em 2012, vai entrar no seu último ano de desenvolvimento. Está marcada para o próximo ano a demonstração das ferramentas aplicadas ao mar, num cenário de desastre simulado ao largo da base naval de Lisboa.

“O ICARUS não vai trazer soluções para tudo, mas é um importante contributo para tornar mais rápidas e eficazes as operações de salvamento e tem suscitado o interesse de várias instituições”, afirma Aníbal Matos, um dos investigadores responsáveis no INESC TEC.

Em Portugal foi desenvolvida uma balsa salva-vidas robotizada, para complementar a atuação das equipas especializadas “em situações atmosféricas adversas, quando o mar está muito agitado, em zonas de difícil acesso ou durante a noite”. Estes robôs são capazes de se deslocar detetando e desviando-se de obstáculos através de tecnologia baseada em radares, lazares, sistemas acústicos e câmaras.

Saiba mais sobre o ICARUS, visitando a página oficial do projeto.

Portuguese Independent News Network, 22 de novembro de 2014

Quem Somos

O Connect INESC TEC junta os antigos colaboradores do INESC TEC. Pretendemos manter ligações fortes com os nossos antigos colaboradores, que podem aqui receber notícias sobre o Laboratório Associado e manter contacto com os seus antigos colegas.

Cadê Você?

Ler mais