Investigadores portugueses criam MDSHEET
Chama-se MDSHEET e é um software que previne erros em folhas de cálculo Excel. Desenvolvido por uma equipa do Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC, este software poderia ter evitado por exemplo os erros detectados recentemente no estudo «Crescimento num tempo de dívida», de Rogoff e Reinhart (2010). O estudo apresentou erros em cerca de 94% das folhas de cálculo utilizadas pelos economistas de Harvard.
O MDSHEET aplica métodos rigorosos às folhas de cálculo para reduzir os erros.
A tecnologia nasceu do doutoramento de Jácome Cunha, investigador do HASLab, e foi concluída no âmbito do projecto «Folhas de cálculo entendidas como linguagens de programação», financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. João Saraiva, líder do projecto, explica que «no caso do estudo de Rogoff e Reinhart, que deixou cinco países de fora, sempre que um novo país fosse inserido, as fórmulas no fundo da folha de cálculo seriam automaticamente actualizadas para incluírem esse novo país, porque o software não permitiria que nenhum país fosse deixado de fora». De acordo com o investigador. este tipo de erro, designado «referências incorrectas», é prevenido «na totalidade» pelo MDSHEET. Assim sendo, tal como uma planta de um edificio, o software desenvolvido pelo Laboratório de Software Confiável «cria um modelo simplificado que guia a construção da folha de cálculo Excel. Sempre que são inseridos novos dados no Excel, o modelo do MDSHEET é automaticamente actualizado», explica o investigador.
As folhas de cálculo ainda são um dos recursos fundamentais para as organizações. Estudos recentes apontam, por exemplo, para o facto de 95% de as empresas norte-americanas as utilizarem para fazer reporting financeiro. Contudo, estima-se que até 94% das folhas de cálculo utilizadas em situações reais contenham erros, os quais causam prejuízos na ordem dos 10 mil milhões de dólares todos os anos.
João Saraiva ressalva que, apesar de não prevenir todos os erros das folhas de cálculo Excel, o software MDSHEET é um dos «mais avançados do mundo, uma vez que está disponível, de forma integrada, num sistema de folhas de cálculo».
Antevendo já oportunidades comerciais para esta aplicação, a TecMinho. interface da Universidade do Minho, está a trabalhar com os investigadores do projecto no desenvolvimento de uma patente que possa ser explorada comercialmente.
Os mentores do projecto
INESC TEC — O INESC Tecnologia e Ciência (INESC TEC) é o laboratório associado coordenado pelo INESC Porto e agrupa cerca de 230 doutorados, entre 700 investigadores. O INESC TEC tem quatro unidades associadas e um parceiro privilegiado: o HASLab.
HASLab — Laboratório de Software Confiável — Este laboratório, instalado na Universidade do Minho, dedica-se a produzir sistemas de software confiáveis em contextos em que a correcção, a capacidade de resposta, a robustez e a segurança são incontornáveis e tipicamente alvo de certificação. Este laboratório desenvolve investigação integrada em três linhas: métodos formais para o desenvolvimento de software, sistemas distribuídos confiáveis e segurança de informação, abordando os problemas através da criação de sinergias entre elas.
Semana Informática, 29 de maio de 2013