Investigadores INESC TEC destacam-se em instituições internacionais
Funções de relevo levam nome INESC TEC além-fronteiras
Mas se o INESC TEC já chega ‘lá fora’ com os projetos internacionais levados a cabo pelas diversas Unidades de I&D que compõem o Laboratório Associado, a cultura Inesquiana continua a disseminar-se também através do trabalho dos seus investigadores. O BIP foi conhecer alguns dos colaboradores que, entre 2012 e 2013, desempenharam cargos em instituições internacionais e que com as suas funções contribuem para levar o nome do INESC TEC ainda mais longe.
José Manuel Mendonça (DIP)
José Manuel Mendonça, presidente do INESC Porto (entidade que coordena o INESC TEC) e professor catedrático na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foi em 2012 Delegado Nacional no Comité de Programa do Nanosciences, Nanotechnologies, Materials and new Production Technologies (NMP). José Manuel Mendonça é ainda membro do High Level Group da Plataforma Tecnológica MANUFUTURE e avaliador do Programa de Estágios Tecnológicos da Organização Europeia de Física Nuclear (CERN), do Observatório Europeu no Hemisfério Sul (ESO) e da Agência Espacial Europeia (ESA).
José Carlos Caldeira (DIP)
José Carlos Caldeira, diretor do INESC Porto, é atualmente membro do High Level Group da Plataforma Tecnológica MANUFUTURE e Chairman do seu National and Regional Tecnology Platforms Group. A Plataforma MANUFUTURE tem por fim promover a reflexão sobre os desafios que se colocam à indústria europeia e dinamizar projetos e outras iniciativas relevantes nesse contexto. O diretor do INESC Porto é ainda membro da Direção da European Factories of the Future Research Association (EFFRA), uma associação criada para ser o parceiro privado da Comissão Europeia para a implementação da iniciativa Factories of the Future, um programa europeu de I&D com um orçamento de 1.200M€. É também membro da Direção da International Society for Professional Innovation Management (ISPIM), uma rede de investigadores, industriais, consultores e organismos públicos que partilham interesses na área de gestão de inovação.
Vladimiro Miranda (DIP)
Além de IEEE Fellow, Vladimiro Miranda, diretor do INESC Porto e professor catedrático na FEUP, é Membro do International Technical Advisory Committee da Sociedade Internacional PMAPS (Probabilistic Methods Applied to Power Systems), criada em 2000 no Canadá e dedicada à promoção de modelos probabilísticos em sistemas de potência. É também membro da Direção da Sociedade Internacional ISAP (Intelligent System Applications to Power Systems), criada em 1987 e que promove uma prestigiada série de conferências sobre a aplicação de sistemas inteligentes aos sistemas de energia. Finalmente, Vladimiro Miranda é também Presidente do INESC P&D Brasil, uma instituição inspirada no INESC TEC, que reúne uma rede com mais de uma dezena de universidades brasileiras e cujo objetivo é transferir tecnologia e criar valor a partir do Brasil.
João Peças Lopes (DIP)
João Peças Lopes, também diretor do INESC Porto e professor catedrático na FEUP, é atualmente Convener do Grupo de Trabalho C6.20 da CIGRE (International Council on Large Electric Systems) sobre Veículos Elétricos em Sistemas de Energia Elétrica. Sedeada em Paris, a CIGRE é uma importante associação internacional sem fins lucrativos que promove a colaboração entre especialistas de todo o mundo, um número que ascende já aos 2500, no sentido de melhorar os sistemas de energia elétrica. O diretor do INESC Porto é ainda representante de Portugal na European Electricity Grid Initiative (EEGI), uma das iniciativas do SET-PLAN europeu que propõe um programa de investigação, desenvolvimento e demonstração com a duração de nove anos que permitirá acelerar a inovação e o desenvolvimento das redes elétricas do futuro na Europa.
José Silva Matos (UTM)
Em 2013, José Silva Matos, investigador da Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) do INESC TEC e professor catedrático na FEUP, desempenhou funções como Delegado Nacional e membro do Comité de Gestão do 7º Programa-Quadro, Prioridade ICT (Tecnologias da Informação e Comunicação). É ainda membro da Direção do EUROMICRO, uma organização internacional ligada à ciência, engenharia e educação nas áreas de Tecnologia de Informação e Microeletrónica, e do Steering Committee da Conference on Design of Circuits and Integrated Systems (DCIS), um importante encontro internacional para investigadores nas áreas da micro e nano circuitos eletrónicos e sistemas integrados. O investigador faz também parte do Comité de Programa das Conferências DCIS, Euromicro Conference on Digital System Design (DSD) e International Symposium on Quality Electronic Design (ISQED).
Rui Barros (USIG)
Rui Barros, investigador da Unidade de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (USIG) do INESC TEC, é o coordenador da Rede ELANET – European Local Authorities’ Telematic Network for the Information Society, uma organização que tem como objetivo auxiliar os governos europeus ao nível de Governo Eletrónico (eGov) e Sociedade de Informação a nível local e regional. Em particular, a ELANET apoia o desenvolvimento e aplicação da Agenda Digital Local como uma Comunidade de Prática de especialistas em eGov que podem explorar e utilizar os novos paradigmas da Internet. De recordar que em 2007, o investigador da USIG havia sido já escolhido para integrar o Steering Committee da rede.
Fernanda Resende (USE)
Fernanda Resende, investigadora da Unidade de Sistemas de Energia (USE) e professora auxiliar na Universidade Lusófona do Porto, é membro do grupo de trabalho WG.605 da CIGRE (International Council on Large Electric Systems) sobre Modelação e Agregação de Cargas em Redes Flexíveis de Energia Elétrica (Modeling and Aggregation of Loads in Flexible Power Networks). A investigadora da USE desempenhou também funções como revisora em revistas científicas internacionais, nomeadamente IEEE Transactions on Power Systems, IEEE Transactions on Smart Grids, Electrical Power System Research, IET Renewable Power Generation, IET Generation, Transmissiona & Distribution. Foi ainda revisora no PowerTech 2013, a principal conferência da IEEE Power & Energy Society na Europa cujo objetivo é garantir um fórum para investigadores e engenheiros na área de energia elétrica para que estes possam divulgar e partilhar os seus resultados científicos.
José Manuel Baptista (UOSE)
José Manuel Baptista, investigador da Unidade de Optoeletrónica e Sistemas Eletrónicos (UOSE) e vice-reitor da Universidade de Madeira, é Delegado Nacional da COST TD1001 Novel and Reliable Optical Fibre Sensor Systems for Future Security and Safety Applications, ou OFSeSa (Novos e Confiáveis Sistemas Sensores de Fibra Ótica para Futuras Aplicações de Segurança e de Segurança), e membro da comissão de programa técnico da Conferência IEEE Sensors. O investigador da UOSE desempenha ainda funções como revisor em revistas científicas internacionais, designadamente a IEEE Photonics Technology Letters, a IEEE Sensors Journal, a Optical Engineering da SPIE (Sociedade Internacional para a Ótica e Fotónica) e a Journal of Optics & Laser Technology.
José Fernando Oliveira (UGEI)
Em 2012, José Fernando Oliveira, investigador da Unidade de Gestão e Engenharia Industrial (UGEI) do INESC TEC e professor associado na FEUP, foi vice-presidente da Comissão Executiva da EURO - The Association of European Operational Research Societies, uma associação sem fins lucrativos localizada na Suíça. Como vice-presidente desta Comissão, o investigador do INESC TEC e docente na FEUP, tem como objetivo assistir e apoiar o presidente no desenvolvimento de atividades, ficando responsável em particular pela organização dos Grupos de Trabalho da EURO, dos Institutos de Verão e Inverno da EURO, do ORP3 – Operational Research Peripatetic Postgraduate Programme e da Iniciativa Educativa EURO OR.
Pedro Campos (LIAAD)
Pedro Campos, investigador do Laboratório de Inteligência Artificial (LIAAD) do INESC TEC e professor auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), é atualmente vice-diretor do International Statistical Literacy Project, integrado na International Association for Statistical Education (IASE), uma associação que tem como objetivo promover a literacia estatística junto de jovens e adultos em todo o mundo.
Alberto Adrego Pinto (LIAAD)
Alberto Adrego Pinto, investigador do LIAAD e professor catedrático na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), é atualmente chefe de redação do Journal of Dynamics and Games (JDG), publicado pela American Mathematical Society (AMS). O JDG é uma publicação na área de matemática aplicada que inclui artigos de elevada qualidade, peer-reviewed e de exposição, sobre Sistemas Dinâmicos (discretos, contínuos, determinísticos ou estocásticos) e Teoria dos Jogos. A revista, criada pelo investigador português, tem como objetivo desenvolver e disseminar ideias e técnicas matemáticas que surgem da análise e modelagem de sistemas onde os agentes (mercados, plantas, animais, ecossistemas, sistemas de comunicação, entre outros) interagem dinamicamente ao longo do tempo.
Paula Brito (LIAAD)
Paula Brito, investigadora do LIAAD e professora associada da FEP, foi destacada no BIP de setembro pela sua eleição para presidente da International Association for Statistical Computing (IASC), uma secção do International Statistical Institute (ISI) que tem como objetivo promover o interesse pela Estatística Computacional a nível mundial, assim como a troca de conhecimento técnico e científico através de contactos e encontros entre estatísticos, profissionais de informática, organizações, instituições, entidades governamentais e o público em geral. O mandato de Paula Brito terminará em agosto de 2015. De agosto 2011 a agosto 2013, a investigadora do LIAAD era já President-Elect da mesma associação.
Luís Barbosa (HASLab)
Luís Barbosa, investigador do Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC e professor associado na Universidade do Minho, iniciou em 2012 funções como representante de Portugal na International Federation for Information Processing (IFIP) - TC 1 – Foundations of Computer Science, cargo que mantém atualmente.
José Creissac Campos (HASLab)
José Creissac Campos, investigador do HASLab e professor auxiliar na U.Minho, é membro do grupo de trabalho 2.7/13.4 da IFIP sobre Engenharia de Interface de Utilizador e do Steering Committee do ACM SIGCHI Symposium on Engineering Interactive Computing Systems.
Rui Oliveira (HASLab)
Rui Oliveira, investigador do HASLab e professor associado na U.Minho, é vice-presidente do grupo de trabalho 6.1, também da IFIP, sobre Arquitetura e Protocolos para Sistemas Distribuídos. A IFIP é uma das mais importantes organizações mundiais ao nível das Tecnologias e Ciências da Informação e Comunicação. A organização é reconhecida pelas Nações Unidas e outros organismos mundiais.
José Nuno Oliveira (HASLab)
José Nuno Oliveira, investigador do HASLab e professor catedrático na U.Minho, além de membro do grupo de trabalho 2.1 da IFIP sobre Linguagens e Cálculos Algorítmicos, é ainda membro da associação Formal Methods Europe (FME), com sede em Delft, na Holanda.
Sérgio Silva (ROBIS)
Sérgio Silva, investigador da Unidade de Robótica e Sistemas Inteligentes (ROBIS) do INESC TEC, é atualmente o representante português da Young Acousticians Network (YAN), uma iniciativa sem fins lucrativos da European Acoustics Association (EAA). O objetivo principal desta instituição é estabelecer uma comunidade para jovens investigadores e profissionais no ramo da Acústica. A YAN dirige-se a qualquer investigador especializado em acústica (com menos de 40 anos) de todo o mundo, incluindo estudantes de mestrado, doutoramento, pós-doutorados, investigadores, consultores e engenheiros.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras do Laboratório Associado: INESC Porto, FEUP, FEP, FCUP e U.Minho.
Créditos fotos:
José Fernando Oliveira - FEUP
José Silva Matos - FEUP
Luís Barbosa - U.Minho
José Nuno Oliveira - U.Minho
José Manuel Baptista - Jornal da Madeira