Investigadores INESC TEC conquistam “Fumio Harashima Best Paper Award in Factory Automation”
O artigo propõe um esquema que garante um compromisso entre a maximização da área de cobertura da rede e a redução do consumo de energia por parte dos nós. Neste caso concreto, e tendo em conta aplicações típicas, pretende-se que a rede cubra da forma mais uniforme possível a área geográfica em causa, garantindo também a receção, por parte do respetivo coordenador, de um nível mínimo de mensagens sem comprometer o tempo de vida da rede.
A inovação do trabalho centra-se na utilização de um mecanismo de escalonamento das superframes associadas aos vários clusters, com o objetivo de minimizar a latência das comunicações, reduzir a probabilidade de colisões e uniformizar a quantidade de mensagens transmitidas em cada cluster.
Para além dos investigadores da UTM, o artigo contou ainda com a co-autoria de Mitchel Felske, Carlos Montez e Alex Pinto, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil.
O “Fumio Harashima Best Paper Award in Factory Automation” foi entregue no âmbito da 18th IEEE International Conference on Emerging Technologies & Factory Automation, que se realizou entre 10 e 13 de setembro, em Itália. Trata-se do evento de maior prestígio do IEEE na área da Factory Automation, sendo uma das conferências de referência de uma das maiores “IEEE Societies”, a “Industrial Electronics Society”.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras do Laboratório Associado: INESC Porto e FEUP.