Investigador INESC TEC distinguido com prémio de mérito
Enquadrada no âmbito das Redes Elétricas Inteligentes (Smart Grids), a dissertação visou a exploração do conceito Vehicle-to-Grid para os veículos elétricos. Com este trabalho foi desenvolvida uma solução para o carregador das baterias de veículos elétricos que possibilita a injeção de energia na rede, tirando deste modo vantagem da capacidade de armazenamento de energia destes veículos.
“Foi com muita honra e satisfação que recebi este prémio, acima de tudo pela dimensão que a empresa ABB tem a nível global. Este prémio foi o reconhecimento do trabalho desenvolvido, e constitui para mim uma motivação adicional para a continuação desta linha de investigação no meu doutoramento”, afirma o investigador da USE.
Diogo Varajão concluiu o Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores no ano letivo 2011/2012, sob orientação do também investigador da USE, Rui Esteves Araújo, ao qual deixa “um agradecimento especial pela mestria com que orientou a tese”.
A distinção, consagrada num acordo estabelecido entre a ABB e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), é atribuída anualmente ao estudante que tenha obtido a classificação mais elevada numa dissertação de mestrado cujo tema esteja relacionado com uma de três das principais áreas de atividade do Grupo ABB: energias renováveis, incluindo "smart-grids", automação industrial e robótica. O prémio foi entregue na cerimónia pública “Novos Mestres” da FEUP, a 19 de outubro deste ano.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceira do Laboratório Associado: INESC Porto e FEUP.
Créditos Foto: Grupo ABB