Você está aqui: Entrada Notícias & Eventos Investigador do INESC TEC finalista do Prémio Sonae Media Art

Investigador do INESC TEC finalista do Prémio Sonae Media Art

O investigador do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC, Rui Penha, é um dos cinco finalistas da primeira edição do Prémio Sonae Media Art, que incentiva a criação artística nacional na área da media art.
Investigador do INESC TEC finalista do Prémio Sonae Media Art

Rui Penha

Rui Penha foi selecionado juntamente com outros quatro artistas (Diogo Evangelista, o coletivo Musa Paradisíaca de Miguel Ferrão e Eduardo Guerra, Tatiana Macedo e Patrícia Portela), de entre 174 candidaturas. “É com grande satisfação que me encontro entre os finalistas, sobretudo tendo em conta que o processo de seleção foi feito a partir de um corpo de trabalhos anteriores e, portanto, baseado na apreciação da perspetiva estética que tenho vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos”, refere o investigador que trabalhou recentemente no desenvolvimento de um software gratuito, de código aberto e modular para a espacialização sonora.

Cada um dos finalistas receberá uma bolsa de criação de cinco mil euros para a produção de obras a apresentar entre novembro de 2015 e janeiro de 2016 numa exposição coletiva no Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado (MNAC-MC), em Lisboa. Sobre o que pretende desenvolver, o investigador revela que já tem um plano, mas mantém o segredo. “Vou aproveitar a oportunidade para desenvolver uma ideia que alimento há um par de anos e que aguardava por um bom enquadramento. Mas ainda é muito cedo para revelar o que é!”, afirma.

Será a partir da exposição no Museu do Chiado que o júri irá escolher, em dezembro de 2015, o vencedor, galardoado com um prémio de 40 mil euros.

Compositor e intérprete de música eletroacústica, Rui Penha tem um profundo interesse em tecnologia musical, tanto em programação de software e desenvolvimento de novas interfaces para a expressão musical. Foi fundador e curador da Digitópia - Plataforma para o Desenvolvimento de Comunidades de Criação Musical em Computador, um projeto entre a Casa da Música, INESC TEC, Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo (ESMAE) e Universidade Católica Portuguesa (UCP).

O Prémio Sonae Media Art é promovido pela Sonae e pelo Museu do Chiado, em Lisboa. A iniciativa enquadra-se na política de responsabilidade corporativa da Sonae, que procura promover a criatividade e a inovação, estimular novas tendências e aproximar a sociedade à arte, nomeadamente através de manifestações culturais de relevo que permitam experiências enriquecedoras de desenvolvimento pessoal e coletivo.

O investigador com ligação ao INESC TEC referido nesta notícia tem vínculo à seguinte entidade parceira: FEUP.

INESC TEC, dezembro de 2014

Quem Somos

O Connect INESC TEC junta os antigos colaboradores do INESC TEC. Pretendemos manter ligações fortes com os nossos antigos colaboradores, que podem aqui receber notícias sobre o Laboratório Associado e manter contacto com os seus antigos colegas.

Cadê Você?

Ler mais