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Investigação portuguesa aplicada no retalho (ComputerWorld)

A solução de gestão de ambiente de loja, Seeplus, está a ser usada por várias cadeias retalhistas resultando do trabalho desenvolvido no âmbito do projecto Retail Pro.
Investigação portuguesa aplicada no retalho (ComputerWorld)

Pedro Carvalho

Várias cadeias retalhistas, como as da Levi’s’, G-Star Raw, Dockers, Worten e Nike, estão a usar a solução de gestão de ambiente de loja Seplus, a qual incorpora tecnologia desenvolvida por um consórcio português. A aplicação, de acordo com um comunicado do INESC
TEC, beneficia de módulos concebidos no quadro do projecto Retail Pro, no qual participam a referida entidade e outras três: InovRetailaculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) .

Trata-se de um projecto com início de desenvolvimento em Setembro de 2012 e financiamento de 552.537,26 euros. A iniciativa de investigação produziu uma plataforma integrada de gestão estratégica em ambientes de trabalho, a qual tem como base, “novas metodologias e processos de medição dos parâmetros de ambiente das lojas”.

A correlação destes indicadores com o comportamento dos consumidores é depois analisada pela plataforma. “É a partir da análise destas variáveis que é possível atingir um maior desempenho, que vai depois permitir aumentar as vendas e optimizar os custos operacionais”, explica a nota de imprensa.

“Para perceber as razões que levam a que um consumidor permaneça ou não numa loja utilizamos algumas ferramentas de localização espacial por vídeo, através de Bluetooth ou Wifi, e as diferentes variáveis sensoriais, como a temperatura, humidade, ruído, a luminosidade ou os recursos humanos, no fundo tudo que possa afectar o comportamento dos consumidores num certo espaço físico”, especifica Pedro Carvalho,  o investigador do INESC TEC. Juntamente com Luís Corte-Real, é responsável pelo Retail Pro.

A plataforma utiliza “um sofisticado conjunto de algoritmos, altamente parametrizáveis e desenhados para uma fácil integração com os sistemas de informação do retalhista”. Além das ferramentas preparadas para recolher todos os dados, suporta o seu processamento, análise, e a apresentação dos resultados.

A aplicação fornece indicadores para permitir a identificação, medição e quantificação do efeito das variáveis do ambiente de loja. sobre o comportamento dos consumidores.

O software produz e disponibiliza por intermédio de uma inovadora interface gráfica, segundo o INESC TEC, um conjunto de indicadores de gestão de ambiente de loja. São capazes de permitir a identificação, medição e quantificação do efeito das variáveis do ambiente de loja sobre o comportamento dos consumidores (vendas e tráfego).

“Ao percebermos o tipo de comportamento que os consumidores têm, principalmente em relação a variáveis como o ruído e o serviço, podemos melhorar [o ambiente de loja] através de, por exemplo, uma distribuição mais eficiente dos  recursos humanos da loja no espaço”, afirma Marco Soares, director de operações da InovRetail. De acordo com o responsável, a solução pode ser comercializada como um serviço ou como um produto.

A primeira opção inclui instalação na loja, análise de dados e envio de relatórios com os resultados finais por parte da empresa. Na segunda a InovRetail vende todo o equipamento ao retalhista, assim como o software, preparado para extrair e analisar toda a informação.

ComputerWorld, 11 de março de 2015

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