Você está aqui: Entrada Notícias & Eventos Infraestruturas lideradas pelo INESC TEC no roteiro nacional da FCT

Infraestruturas lideradas pelo INESC TEC no roteiro nacional da FCT

Cinco infraestruturas que contam com participação do INESC TEC foram recomendadas (após avaliação e audiência prévia) para a inclusão no Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico para 2014-2020 (RNIE) da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Duas delas são lideradas pelo INESC TEC. Tratam-se do Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes (SGEVL) e Veículos Elétricos e do TEC4SEA, Plataforma modular para investigação, teste e validação de tecnologias de suporte para uma economia do mar sustentável.

“O INESC TEC apresentou à FCT uma candidatura para o reforço da capacidade laboratorial do Laboratório de SmartGrids e Veículos Elétricos, tendo sido considerada pelos avaliadores como uma infraestrutura de elevada qualidade científica, com potencial para atrair e reter recursos humanos qualificados, apoiar atividades de investigação de excelência e contribuir para a concretização dos objetivos das políticas nacionais e regionais de investigação e inovação”, afirma o diretor do INESC TEC João Peças Lopes, líder da candidatura do SGEVL.

1

Quanto ao TEC4SEA, foi também avaliado com Categoria 1, demonstrando um elevado potencial científico e elevada relevância estratégica regional e/ou nacional. A infraestrutura tem como objetivos principais suportar a formação avançada, investigação, desenvolvimento e validação de tecnologias para o mar. Trata-se de uma plataforma multidisciplinar, aberta, atualmente com capacidade instalada para o desenvolvimento de atividades de I&D e teste de tecnologias e soluções robóticas para o mar, telecomunicações e sensores para monitorização e operação no oceano. Graças às capacidades instaladas e à sua localização privilegiada, esta infraestrutura tem facilidade de acesso ao mar profundo e suporta atividades de investigação multidisciplinar, permitindo uma validação e avaliação completa de soluções tecnológicas desenvolvidas para o ambiente marítimo.

A estas duas infraestruturas juntam-se ainda três que também contam com a participação do INESC TEC: WindScanner Portugal, Colaboratório para as Geociências e European Multidisciplinary Seafloor Observatory. As cinco infraestruturas fazem parte de um lote de 40 aprovadas, após 124 candidaturas nacionais.

2

A implantação do roteiro prevê a possibilidade de que a partir de 2015 as infraestruturas integradas se possam candidatar a receber financiamento durante os próximos seis anos. Durante este período as infraestruturas serão sujeitas a revisão e atualização periódica do RNIE.

O RNIE foi criado pela FCT com o objetivo de apoiar infraestruturas de investigação de interesse estratégico, que sustentem avanços científicos e tecnológicos e reforcem a capacidade da comunidade de I&D em Portugal, por forma a fomentar a sua participação ativa em projetos europeus e internacionais.

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: INESC Porto e FEUP.

Quem Somos

O Connect INESC TEC junta os antigos colaboradores do INESC TEC. Pretendemos manter ligações fortes com os nossos antigos colaboradores, que podem aqui receber notícias sobre o Laboratório Associado e manter contacto com os seus antigos colegas.

Cadê Você?

Ler mais