INESC TEC vende segundo robô submarino ao Brasil
A parceria com esta universidade brasileira incluía a formação de recursos humanos, o que levou investigadores da Unidade de Robótica e Sistemas Inteligentes (ROBIS) do INESC TEC ao Brasil para prestarem serviços de formação e trouxe quatro investigadores daquela universidade brasileira ao laboratório do INESC TEC no ano passado. Durante a estadia em terras lusas, os investigadores brasileiros tiveram oportunidade de efetuar várias experiências com o MARES, um equipamento semelhante ao TriMARES, mas com dimensões mais reduzidas e de operação mais simples.
Uma vez que a UFJF está a agregar um conjunto de novos investigadores na área da robótica subaquática, o grupo de robótica daquela universidade entendeu que o MARES seria a plataforma ideal para os investigadores adquirirem experiência na área, e foi essa a razão que levou à compra desta unidade. O robô servirá sobretudo para treinar os investigadores ao nível de tarefas de navegação e controlo. Atendendo à modularidade do equipamento, será ainda possível testar a integração de novos sensores.
O MARES é uma ferramenta autónoma capaz de estudar o fundo do mar e a qualidade da água, sem qualquer impacto ambiental, uma vez que funciona com baterias recarregáveis. O TriMARES constitui uma versão mais avançada do MARES e foi inclusivamente distinguido pela revista Exame Informática na categoria de Inovação dos Prémios «O Melhor de 2011».
A equipa da ROBIS responsável pelo desenvolvimento do MARES e do TriMARES é constituída por Nuno Cruz, Aníbal Matos, José Melo, Nuno Abreu, Rui Almeida e Bruno Ferreira.