Você está aqui: Entrada Notícias & Eventos INESC TEC recebe HASLab como Parceiro Privilegiado

INESC TEC recebe HASLab como Parceiro Privilegiado

O INESC TEC, entidade coordenada pelo INESC Porto, juntou recentemente à sua equipa um Parceiro Privilegiado sedeado no Minho, o grupo HASLab – High Assurance Software Laboratory (Laboratório de Software Confiável).

 

Trata-se da primeira vez que o INESC TEC acolhe um grupo de investigação de fora da cidade do Porto. Sistemas confiáveis é a área de trabalho deste grupo que vê no INESC TEC uma plataforma de lançamento, uma verdadeira oportunidade para catapultar o seu trabalho de investigação. O BIP entrevistou Rui Oliveira, um dos responsáveis do grupo, que nos falou do percurso do Laboratório e apresentou com entusiasmo as suas perspetivas de futuro com esta ligação ao INESC TEC.

Porto e Minho unidos na investigação de topo

HASLab 1    HASLab 2

O INESC TEC abraçou recentemente um Parceiro Privilegiado, o HASLab, um grupo sedeado no Minho criado no ano de 2010 a partir do Centro de Ciências e Tecnologias da Computação (CCTC) e do Departamento de Informática da Universidade do Minho (UMinho), e liderado por Jorge Sousa Pinto. Apesar da tenra idade do grupo, alguns dos investigadores que o integram contam já mais de um quarto de século de experiência. Mais de 60 membros, 21 dos quais doutorados, na maioria docentes e bolseiros, compõem o núcleo duro do HASLab. “Assim, em finais de 2010, desenhámos o HASLab” com o objetivo de reunir “num projeto coerente, com uma estratégia concreta e ambiciosa, investigadores cuja especialidade é relevante para a conceção, desenvolvimento e validação de software confiável”, explica Rui Oliveira, docente na UMinho.

Correção, capacidade de resposta, previsibilidade, robustez e segurança são fatores necessários para a implementação de um Sistema Confiável. Unir estas diferentes áreas através da pluridisciplinaridade de conhecimentos é um dos principais desafios a que o HASLab se propõe. “Com este exercício logramos consolidar massa crítica numa unidade de investigação multidisciplinar, de competências transversais e da maior importância para um número cada vez maior de domínios”, adianta o investigador.

HASLab 3  HASLab 4

O HASLab aguarda ainda reconhecimento como unidade de I&D por parte da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) de modo a poder solicitar formalmente a inclusão no Laboratório Associado, e mostra-se abertamente motivado para promover e levar a cabo projetos de investigação conjuntos, usando para isso as capacidades conjuntas da sua equipa na área dos Sistemas Confiáveis. “Uma vez obtido este reconhecimento, estamos absolutamente confiantes de que poderemos integrar de corpo inteiro o INESC TEC como Unidade Associada”, afirma.

Desenvolvendo sistemas em que podemos confiar

Mas e o que são os Sistemas Confiáveis? Para que servem? Rui Oliveira começa por explicar que “em sistemas críticos, é essencial podermos confiar que os componentes do sistema (e o software obviamente não é exceção) estão livres de defeitos, são imunes a uma utilização errada ou intencionalmente maligna e que, no limite, o sistema conseguirá tolerar estes problemas sem produzir comportamentos incorretos”, explica. O HASLab intervém então “nas várias fases do desenvolvimento de software no sentido de poder assegurar que o sistema se comporta estritamente de acordo com os objetivos para que foi concebido”.

HASLab 9  HASLab 5

Os sistemas críticos dependentes de software deixaram há muito de estar confinados às infraestruturas tradicionais e inerentemente críticas, tais como as redes de energia ou de água, de transportes, de vigilância e proteção civil, ou a sistemas de controlo vital que associamos invariavelmente à saúde ou à aeronáutica. Todos estes, afirma Rui Oliveira, “invadem o nosso dia-a-dia e manifestam a sua devida importância quando ficamos impedidos de fazer, por exemplo, um telefonema, uma operação bancária ou até as compras no supermercado”. Então, de acordo com o docente, ”na prática, podermos confiar no software que media grande parte das nossas tarefas quotidianas vai deixando de ser uma opção para passar a ser absolutamente indispensável”.

Quem Somos

O Connect INESC TEC junta os antigos colaboradores do INESC TEC. Pretendemos manter ligações fortes com os nossos antigos colaboradores, que podem aqui receber notícias sobre o Laboratório Associado e manter contacto com os seus antigos colegas.

Cadê Você?

Ler mais