INESC TEC participa em projeto europeu ligado à indústria automóvel
Iniciado em outubro de 2013, o projeto STAMINA pretende criar uma frota de robôs manipuladores móveis com diferentes sensores e capacidades que cumpram duas tarefas essenciais: montagem de kits a partir de componentes recolhidos em ambiente não estruturado (bin-picking) .
A equipa da ROBIS, constituída por António Paulo Moreira, Germano Veiga, Manuel Silva, José Lima, Pedro Costa, Héber Sobreira e Joana Rafael está responsável pela coordenação de múltiplos robôs para a frota de robôs do STAMINA. Além disso, os investigadores da ROBIS estão encarregues da transferência de conhecimento, disseminação de informação entre os parceiros, bem como promoção dos resultados e visibilidade do projeto.
O consórcio do STAMINA inclui, além do INESC TEC, a Aalborg University (Dinamarca), a Peugeot Citroën Automobiles S.A. (França), a BA Systèmes SAS (França), a Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn (Alemanha) e a University of Edinburgh (Reino Unido). Financiado pelo 7º Programa Quadro da União Europeia, o projeto tem data de conclusão prevista para março de 2017.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculos às seguintes entidades parceiras do Laboratório Associado: INESC Porto e FEUP.
Créditos fotografia: BA Systèmes