INESC TEC organiza reunião do projeto europeu evolvDSO
Com início em setembro de 2013, e duração total de 40 meses, o evolvDSO tem como objetivo desenvolver e demonstrar ferramentas inovadoras para apoiar os atuais e futuros papéis dos operadores da rede de distribuição num paradigma de redes elétricas inteligentes. De realçar que o INESC TEC, através do CPES, é responsável pelo desenvolvimento do Work Package 3 relativo ao desenvolvimento de ferramentas de gestão da rede elétrica de distribuição, que serão posteriormente demonstradas em ambiente real para os diferentes operadores da rede de distribuição envolvidos no projeto.
O INESC TEC encontra-se inserido num grupo de trabalho do qual fazem parte cinco operadores da rede de distribuição europeus: ENEL Distribuzione S.p.A. (Itália, coordenador do projeto), EDP Distribuição (Portugal), ERDF – Electricité Réseau Distribution France (França), ESB Networks Ltd. (República da Irlanda), RWE Deutschland AG (Alemanha). No mesmo grupo, encontram-se dois operadores da rede de transmissão: RTE – Reseau de Transport d’Electricité SA (França) e Energinet.dk (Dinamarca). Integram ainda o consórcio as seguintes instituições: EDSO for Smart Grids (Bélgica), Cybergrid GmbH (Áustria), Energy Pool (França), Institut Polytechnique de Grenoble (França), Ricerca sul Sistema Energetico S.p.A. (Itália), Rheinisch-Westfälische Technische Hochschule Aachen (Alemanha), University College Dublin (República da Irlanda), Flemish Institute for Technological Research (Bélgica). O projeto conta com financiamento da Comissão Europeia no âmbito do 7º Programa-Quadro.
Do lado do INESC TEC, o investigador do CPES Ricardo Bessa foi o responsável pela organização do evento, que contou ainda com a participação de outros elementos do CPES, designadamente Manuel Matos (coordenador do CPES), Luís Seca (coordenador adjunto do CPES), Jorge Pereira, André Madureira, Leonel Carvalho, Hélder Costa e Miguel Heleno.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: INESC Porto e FEUP.