INESC TEC organiza Escola de Verão sobre visão computacional e inteligência artificial
A iniciativa pretendeu sobretudo colmatar a lacuna que existe atualmente entre os conceitos fundamentais de visão computacional e a sua aplicação em cenários reais, e constitui-se como uma oportunidade para os participantes aprenderem o que de melhor se faz nestes domínios-chave.
O programa do evento incluiu várias sessões que se dividiram em três áreas: tópicos fundamentais, industriais e de aplicação, complementados por sessões ‘hands-on’ e ainda uma sessão de posters.
De uma forma geral, “o evento foi de encontro às expectativas, tal como comprovam os resultados dos inquéritos feito aos participantes” refere a organização constituída pelos investigadores da UTM Jaime Cardoso, Hélder Oliveira, Ana Rebelo e Ana Sequeira . “O esforço investido na divulgação do evento resultou na participação de 23 estudantes de 13 países e um painel de 10 oradores com um currículo bastante relevante, quer ao nível académico quer ao nível de investigação”, concluem.
A Critical Health, S.A., a Inovretail e a Strong foram as três empresas que se associaram a esta summer school, demonstrando algumas práticas desenvolvidas e tecnologias comercializadas nestas áreas, que adquirem atualmente um grande potencial industrial.
“A escola de verão conseguiu juntar investigadores de renome nas áreas da visão computacional, processamento de imagem e machine learning, e também empresas, que demonstraram o quão importantes são estas áreas para garantir à partida vantagem competitiva no mercado”, observa o investigador da UTM, Carlos Pinho.
A organização da VISUM contou ainda com a colaboração de Ricardo Sousa, investigador do Instituto de Telecomunicação e de André Matos, investigador da Universidade Nova de Lisboa.
Vídeo da TVU sobre a VISUM 2013:
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras do Laboratório Associado: FEUP, INESC Porto.