INESC TEC organiza conferência sobre importância da Propriedade Intelectual nas TIC
O que é uma patente de software? É possível patentear software que inclui código open source? É possível utilizar diferentes licenças de open source nos códigos, e quais são as implicações? Estas foram algumas das questões abordadas na conferência, especialmente dirigida a criadores de software, que abordou aspetos relacionados com a Propriedade Intelectual (PI) na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). A PI é uma das principais bases para a construção de uma economia inovadora e competitiva, sendo fundamental para qualquer país que investe em inovação, tecnologia e investigação.
A Conferência contou com speakers nacionais e internacionais, tais como Cristina Margarido, Patent Examiner no EPO, na Alemanha, Kathleen De Belder, IP Business and Intelligence Officer no IMEC, na Bélgica, Malcolm Bain, parceiro da id law partners, em Espanha, e finalmente Mirko Boehm, Diretor para a definição de Sistema Linux, Rede de Open Innovation e Endocode, na Alemanha. O evento, cuja abertura ficou a cargo de José Manuel Mendonça, Presidente do Conselho de Administração do INESC TEC, contou com a presença de quase uma centena de participantes.
Esta foi mais uma das iniciativas organizadas no âmbito das comemorações dos 30 anos do INESC TEC, tendo contado com o apoio do programa ON.2 – O Novo Norte, do QREN (Quadro de Referência Estratégica Nacional), do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) e da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia).
Esta foi mais uma das iniciativas organizadas no âmbito das comemorações dos 30 anos do INESC TEC, realizada no âmbito do projeto"NORTE-07-0124-FEDER-000055" financiada pelo Programa Operacional Regional do Norte (ON.2 – O Novo Norte), no âmbito do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), e por fundos nacionais, através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: INESC TEC e FEUP.
INESC TEC, junho de 2015